TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DE UM COMPUTADOR

Tese: A EVOLUÇÃO DE UM COMPUTADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 5

Kenski (2003, p. 18) define tecnologia como o “conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade”. Kelly (2007) ? tem uma visão mais ampla, pois considera que tecnologia é tudo o que o ser humano cria, e que essa somente cumpre seu papel ao ampliar nossas possibilidades de escolha e ao criar oportunidades.

Lévy (1999) ? desenvolve uma argumentação muito interessante de que a tecnologia é o resultado do trabalho do ser humano para modificar o mundo, sendo, ao mesmo tempo, instrumento dessa transformação.

A tecnologia está em todo lugar, faz parte de nossas vidas. As atividades cotidianas mais comuns, como dormir, comer, trabalhar, conversar, viajar, divertir-se, são possíveis graças às tecnologias disponíveis. Muitas vezes, nem nos damos conta de que alguns objetos que utilizamos são tecnologias, como, por exemplo, talheres, pratos, panelas, fogões, geladeiras, alimentos industrializados e muitos outros produtos, equipamentos e processos que foram planejados e construídos para nos ajudar em nossa alimentação (KENSKI, 2003, p. 18) ? .

Próteses, óculos, lentes de contato, medicamentos, suplementos alimentares e tantos outros produtos presentes em nossas vidas são resultantes de sofisticadas tecnologias. A maioria já está de tal forma presente em nossas vidas, que não saberíamos viver sem elas.

No entanto, a tecnologia não se restringe às ferramentas, aos produtos e equipamentos, pois envolve também a maneira como são utilizados para a realização de diversas atividades, ou seja, as técnicas aplicadas. A tecnologia envolve também espaços que podem ser utilizados para que as ações aconteçam, como, por exemplo, os espaços virtuais. Nesse sentido, Kenski (2003, p. 19) define tecnologia como “o conjunto de ferramentas e técnicas que correspondem aos usos que lhes destinamos, em cada época”.

Portanto, a função principal da tecnologia é possibilitar a melhoria da eficiência da atividade humana em todos os âmbitos.

A partir dessas considerações, podemos definir a tecnologia como o uso do conhecimento produzido pelo ser humano para desenvolver maneiras de melhorar a realidade das pessoas nos mais diversos aspectos e contextos. No entanto, percebemos que nem sempre as tecnologias são aplicadas de forma adequada ou com boas intenções, o que fere sua função central.

Concorda? Você conseguiria enumerar alguns exemplos de uso indevido das tecnologias, que no lugar de gerar melhorias causa danos e prejuízos ao ser humano e ao planeta?

E o que são as Tecnologias da Informação e Comunicação, as famosas TICs?

As TICs são tecnologias que, por meio de diversos suportes (jornal, rádio, televisão, computadores, celulares etc.) possibilitam o acesso às informações, a veiculação dessas informações e variadas formas de ação comunicativa, em todo o mundo. Kenski (2003) afirma que as TICs são mais do que simples suportes, uma vez que interferem em nosso modo de aprender, pensar, sentir, agir, de nos relacionarmos socialmente e adquirirmos conhecimentos. Criam, portanto, uma nova cultura e um novo modelo de sociedade.

Clique aqui ou acesse o acervo da disciplina e analise a sequência de imagens na apresentação, procurando observar o quanto o homem, ao longo de sua história, tem utilizado as tecnologias de seu tempo para atuar sobre a realidade e transformá-la: Apresentação_Sequencia de imagens ao longo da história.

Com o objetivo de tratar do processo de evolução das TICs, será apresentado um breve panorama da evolução de três tecnologias essenciais: o computador, o celular e a internet.

1. A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR

O primeiro computador eletrônico, o ENIAC, foi lançado em 1946, sendo destinado a funções de cálculo, com o objetivo de ajudar o exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

1. Na fabricação dos computadores de primeira geração, eram utilizadas válvulas ? , dispositivos que aqueciam bastante, queimavam com facilidade, eram lentos e volumosos, o que explica as grandes dimensões físicas dos computadores dessa geração.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com