TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Brasileira II

Por:   •  19/9/2018  •  Artigo  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

4 - BRASIL

Era Vargas (1930 - 45)

A primeira coisa que Vargas fará é valorizar o café (compra a preços mínimos e queima), pois se nada fosse feito haveria queda na arrecadação de impostos, da acumulação primitiva de capital, e, consequentemente, no PIB. Para evitar isso, o governo Vargas teve de intervir no mercado e destruir os estoques de café. Como conseqüência disso, os gastos públicos aumentaram, houve uma desvalorização da moeda nacional, o que aumentou as exportações líquidas e gerou aumento da arrecadação de impostos, da acumulação primitiva, do consumo doméstico e, consequentemente, um aumento do PIB.

O que se percebe com a política de Vargas é o efeito multiplicador keynesiano: a expansão dos gastos públicos tem efeito significativo sobre os demais agregados macroeconômicos, objetivo primordial é evitar uma recessão. Na visão do governo Vargas, era preciso preservar o café já que ele era o único a propiciar a acumulação primitiva de capital para financiar outros setores, só assim que o Brasil se tornaria menos dependente do café.

Podemos observar a intenção de romper com o modelo agrário exportador e a produção deveria se voltar primeiramente ao mercado doméstico, já que isso diminuiria a dependência externa. Trata-se do modelo de industrialização por substituição das importações (ISI): o país deveria passar por uma restrição externa e essa geraria a oportunidade de passar por uma onda industrializante. A correção das contas pela desvalorização da moeda nacional tende a proteger o setor doméstico e, através do controle cambial do governo, a prioridade de importação é para comprar máquinas. Substitui-se um tipo de importação por outra.

        Durante a II Guerra Mundial (1939 – 45), há uma intensa expansão industrial brasileira, que produz virado para a economia de guerra. O saldo positivo em transações correntes superavitários geram acúmulo significativo de reservas internacionais e uma situação externa razoavelmente tranqüila. Outro ponto importante é a atuação governamental via estatais, um anticlassicismo. O Estado pode ser um produtor e deve investir em mercados incompletos. A iniciativa privada não tem interesse em investir em alguns setores por causa da necessidade de grandes investimentos ou por que é muito arriscado ou por que o retorno é muito distante. Trata-se da falha de mercado, segundo a teoria keynesiana, se há a necessidade de uma indústria de base e não há interesse privado, o país deve ficar sem ela? A CVRD e a CSN são os principais investimentos da Era Vargas na indústria de base.

Eurico Gaspar Dutra (1946-51)

O relaxamento do controle cambial dá indícios de uma política liberalizante, consequentemente, mais próxima e mais amigável ao capital estrangeiro: haveria aumento das importações, mas essa seria recompensada pelo Investimento Estrangeiro Direto, fazendo com que o balanço de contas externas entrasse em equilíbrio. O que aconteceu foi que, até 1947, há um aumento brutal das importações e passamos a ter um saldo em transações correntes negativo. Queimam-se todas as reservas internacionais acumuladas durante a guerra e o Investimento Estrangeiro Direto não ocorre. Diante disso, o governo Dutra, em 1947, adota estratégia de retomada do controle cambial. Isso é feito para evitar o colapso das contas externas do Brasil. A retomada acontece através do mecanismo das “licenças de importação”. Há uma reversão do desequilíbrio em balança comercial já em 1948. O Brasil passaria a vislumbrar um novo surto de industrialização por substituição de importações. Há também forte pressão inflacionária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com