TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Política Adam Smith

Por:   •  16/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Economia Política A

Ana Heloiza Alves

Bloco 3

  1. De acordo com Adam Smith, qual o papel da divisão do trabalho na economia geral das sociedades?

Resposta: A divisão do trabalho é a grande causa do aumento de suas forças. O maior aprimoramento das forças produtivas de trabalho, e a maior habilidade, destreza e bom senso com os quais o trabalho é em todo, parte dirigido ou executado, parecem ter sido resultados da divisão do trabalho, assim como quase todo o progresso.

  1. Por que as diferenças de produtividade, entre as diversas nações, são maiores na manufatura do que na agricultura?

Resposta: A natureza da agricultura não comporta tantas subdivisões do trabalho, nem uma diferenciação tão grande de uma atividade para outra, quanto ocorre na manufatura. Essa impossibilidade de se fazer uma diferenciação tão completa e plena de todos os diversos setores do trabalho empregados na agricultura constitui talvez a razão por que o aprimoramento das forças produtivas do trabalho nesse setor nem sempre acompanha o aprimoramento alcançado na manufatura.  

  1. Por que a ampliação da divisão do trabalho provoca aumentos na produtividade do trabalho?

Resposta: Porque causa o aumento do aperfeiçoamento e da destreza, economia de tempo e especialização dos instrumentos de trabalho, com isso, a matéria prima flui de maneira melhor e mais rapidamente no processo de produção, até se formar mercadoria (controle e intensificação dos ritmos de produção). Quanto maior a produtividade, maior a quantidade de mercadoria produzida e menor seu preço. Daí provém a opulência geral de uma sociedade bem organizada.

 

  1. Qual é, segundo Adam Smith, a verdadeira causa da riqueza das nações?

Resposta: É o valor que uma nação é capaz de criar e agregar as mercadorias, o trabalho que ela põe em movimento que permitem que elas transformem matérias-primas em mercadorias. Logo, a verdadeira causa da riqueza das nações é o trabalho.

  1. Qual a relação entre divisão do trabalho e a ideia de que o ser humano é naturalmente egoísta?

Resposta:  A divisão do trabalho tem origem na propensão da natureza humana à troca, estimulada pelo interesse próprio. Com isso, é da natureza humana o homem ser egoísta, ele coloca seus interesses acima dos demais, e é livre para tomar decisões racionais com base em seus interesses. Assim como é por negociação, por escambo (troca) ou por compra que conseguimos a maior parte dos serviços recíprocos que necessitamos, da mesma forma é essa mesma propensão ou tendência a permutar que originalmente gera a divisão do trabalho.

  1. Por que, utilizando a argumentação de Smith, podemos concluir que a busca dos interesses individuais pode ser útil a toda a sociedade?

Resposta: A divisão do trabalho cria uma interdependência entre as pessoas. Logo, a ajuda mutua é causada pelo egoísmo de cada um. Com a divisão do trabalho surge a necessidade de comparação e ajuda de milhares de pessoas. Nem sempre nos damos conta de todos os que contribuíram para que diferentes tipos de bens cheguem em nossas mãos, mas os benefícios são evidentes.

“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele tem pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com