TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia brasileira-milagre econômico

Por:   •  5/5/2018  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

O Milagre Econômico Brasileiro é a denominação dada ao crescimento econômico ocorrido durante o Regime militar no Brasil, também conhecido como "anos de chumbo", especialmente entre 1969 e 1973, no governo Médici.

O período é conhecido como "milagre", em função das extraordinárias taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) então verificadas, de 11,1% ao ano. Uma característica notável é que o rápido crescimento veio acompanhado de inflação declinante e relativamente baixa para os padrões brasileiros, além de superávits no balanço de pagamentos. Nesse período do desenvolvimento brasileiro em que, houve aumento da concentração de renda e da pobreza, instaurou-se um pensamento de "Brasil potência", que se evidencia com a conquista da terceira Copa do Mundo de Futebol em 1970 no México, e a criação do mote: "Brasil, ame-o ou deixe-o".

As três vitórias na Copa do Mundo ajudaram a manter no ar um clima de euforia generalizada, nunca antes vista. O Brasil cantava a canção "Pra frente Brasil".

Estagnação ou crise¿

Devido ao esgotamento do dinamismo do desenvolvimento industrial aliado a substituição das importações, e o atraso de certos subsetores econômicos quanto ao nível de produtividade, passou-se a acreditar que alguns países estavam com uma situação de estagnação econômica porém foi observado que a crise que acompanhou o esgotamento do processo produtivo representava um novo esquema no desenvolvimento capitalista.

Os problemas observados na America Latina eram grande parte da população marginalizada dos benefícios do crescimento econômico, mantendo-se subempregada e a baixíssimos níveis de produtividade este cenário levava a suposição da incapacidade da dinâmica do capitalismo em tal região, no entanto problemas como este não constituem problemas para a dinâmica capitalista diferentemente de problemas referente a absorção de poupança, oportunidade de investimento, etc.

O que podíamos observar era que enquanto o capitalismo brasileiro se desenvolvia de maneira satisfatória a maioria da população permanecia em condições de grande privação econômica.

O Modelo de Celso Furtado

Celso Furtado analisa dois casos de estagnação econômica na America Latina, correspondente a países que se industrializaram preservando um importante setor pré capitalista, como o Brasil, estes mantinham uma oferta ilimitada de mão de obra e níveis salariais regulados por padrões de vida. E países que o fizeram sem possuir um setor tradicional. Centrar-nos-emos na analise do primeiro caso.

Furtado considera a estagnação à perda de dinamismo do processo de industrialização apoiado na substituição de importações, preocupa-se com a evolução da estrutura da demanda que é dependente da renda, no entanto a distribuição de renda não se alterou com o processo de industrialização. Com isso a faixa de substituição de importações se restringiu a bens duráveis e de capital, para a satisfação da demanda de grupos com renda mais elevada, no entanto esta demanda foi se revelando relativamente pequena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com