TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia conceitos

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho II de  ECONOMIA – 1ª fase- Curso Direito

Data: 09/11/2017 - valor: 5 pontos

Profa: Tânia Cristina Teixeira

Aluno(a):  ______________________________________________

1-

  1.    

Custo total

É o resultado da soma total dos custos que determinada empresa tem na elaboração e/ou comercialização de um produto, seja, é o gasto total com os fatores de produção. O custo total aumenta a medida que os produtos são produzidos e é representado pela seguinte formula: CT=CF+CV (custo total é igual à soma do custo fixo com o custo variável de um bem). O custo total nos indica qual será a menor despesa total necessária para atingir um determinado nível de produção (gastos com máquinas, instalação e outros capitais produtivos, mão de obra, matéria prima) e visa viabilizar a quantidade produzida.

Custo Fixo

São custos que não são afetados pela mudança na quantidade de produtos produzidos (Aluguel de uma maquina, por exemplo), ou seja, o custo não se alterará mesmo que o nível de produção seja nulo.

Custo Variável

São as despesas que variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção. Exemplo: gasto de uma fábrica com matéria prima e insumos produtivos (Água, Energia).

  1.  

Fatores de Produção

São os elementos que tornam possível a produção, sendo os principais fatores de produção:

 O capital: usualmente representado pela letra K, equivale aos bens de produção.

O trabalho: usualmente representado pela letra W, equivale aos recursos humanos, que inclui tantos as horas de trabalho empregadas na produção como também o conhecimento, a técnica e as capacidades dos que participam do processo produtivo.

A terra: usualmente representada pela letra T, inclui todos os recursos naturais, matérias primas necessários para a produção.

A principal característica dos fatores de produção é a sua finitude, ou seja, são escassos. O fator trabalho, por exemplo, depende do tamanho da população economicamente ativa (PEA) de uma determinada região. A mesma lógica se aplica aos recursos naturais e aos bens de produção. Outras características atribuídas aos fatores de produção são a versatilidade (pode ser aplicado de mais de uma forma), a substituibilidade (capacidade de substituir, ao menos parcialmente, o trabalho por capital e vice-e-versa) e a complementaridade (situações em que só é possível produzir combinando trabalho com capital).

Produto Total

Quantidade do produto obtida através do uso das quantidades dos fatores de produção fixos e variáveis combinados e utilizados no processo produtivo.  É usualmente representada pela letra Q.

         

Custo Médio

É o custo de cada unidade produzida, o custo médio pode ser obtido ao dividir os custos fixos ( Obtendo o custo fixo médio) , variáveis (Obtendo o custo variável médio) da firma pela quantidade produzida. Podemos também obter o custo total médio, que se da pela soma do custo fixo médio com o custo variável médio.

Custo Marginal

Mede a variação do custo total de um produto quando a produção do mesmo aumenta em uma unidade, ou seja, o custo marginal nos mostra o custo para se produzir uma unidade adicional do produto. O custo marginal pode ser obtido a partir da equação CMg=∆CT/ ∆Q (custo marginal é igual a variação do custo total dividida pela variação da quantidade).

Produtividade Média

É a relação entre a quantidade produzida e a quantidade de insumo utilizada, ou seja, mede a taxa média à qual um fator de produção variavel é transformado em produto mostrando qual é a eficácia de determinado fator variável usado no processo produtivo. Pode ser calculada da seguinte forma: PMeL = q / L

Produtividade Marginal

Mede a quantidade que o produto total cresce ou decresce, à medida que a quantidade gasta insumos aumenta.

Custo de Oportunidade

É o grau de sacrifício que se faz ao optar pela produção de um bem, em termos da produção alternativa sacrificada. O custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la.

Externalidades Negativas e Positivas

Externalidade é o efeito do impacto das ações de determinado agente econômico sobre o bem-estar de outros agentes econômicos que não estão diretamente relacionados a tais ações. Se o efeito do impacto for danoso chamamos de externalidade negativa (uma empresa que polui rios para efetivar a produção), se os efeitos forem, por sua vez, benéfico chamamos de externalidade positiva (desenvolvimento de um remédio pela indústria farmacêutica).

Receita Total

É a quantia que a empresa recebe pela venda do produto, ao preço de mercado. A receita total pode ser expressa através da equação  RT= p.x em que R é a receita, x é a quantidade do produto e p é o preço unitário.

Receita Média

É a receita total dividida pelo número de unidades vendidas, ou seja, é dada pelo preço unitário de venda do produto.

Receita Marginal

É a variação na receita total causada pela venda de uma unidade adicional do bem.

Preço de Venda

O preço de venda de um produto depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos de produção, todas as despesas da venda, e obter lucro sobre o produto, ou seja, o preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria, as despesas variáveis, as despesas fixas e o saldo restante será o lucro líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (634.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com