TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Mercado (Visão Simplificada de Seus Principais Elementos)

Por:   •  23/6/2016  •  Resenha  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 3

A Economia de Mercado (visão simplificada de seus principais elementos)

1.1 Complexidade do Sistema Econômico Capitalista

 É tão grande a variedade de atividades humanas, de seus meios de produção bem como as instituições de relacionamento. Todas essas precisam ser classificadas e organizadas tendo sentido e funcionalidade.

 Um exemplo é a necessidade de vestuário. Em sociedades antigas o homem fazia todos os processos necessários para ter a sua roupa. E nesse tipo de sociedade as atividades econômicas tinham uma coincidência temporal e espacial de consumo.

 Mas as grandes transformações que antecederam o surgimento pleno do capitalismo encarregar-se-ão de desatar um processo de separação dos homens, de seus meios de produção. E durante os anos tudo foi se alterando no meio social e comercial. A roupa feita atualmente tem características bastante distintas daquela época pretérita.

1.2 A Produção

 Com o decorrer do progresso e da civilização, as necessidades humanas passaram a ter caráter ilimitado. Sendo classificadas como necessidades individuais: corporais, espirituais e luxo; e necessidades coletivas: serviços de saúde educação e etc. E para satisfazê-las, o homem é obrigado a produzir uma série de coisas como algodão, sapatos, alimentos e outros, que são chamados de bens e transportes, serviços de saúde, educação, saneamento e outro são chamados serviços.

 Na sociedade capitalista, o ato de produção pode ser entendido como a execução de atividades que tenham como finalidade o lucro e, indiretamente, a satisfação de necessidades, por meio da troca.

1.2.1 O Elemento Humano

 O estudo da população envolve aspectos muito importantes para a análise de um sistema econômico. O estudo da densidade populacional é o mais importante e deve ser analisado com cuidado, pois reflete tão somente uma “média estatística”, encobrindo peculiaridades de um dado território. Uma segunda abordagem é a da distribuição espacial do estoque humano; outra análise importante é a que estuda as condições de saúde e de educação de um povo. E com a comparação desses aspectos é possível diferenciar países ricos e pobres.

 Quanto à distribuição etária, os países subdesenvolvidos possuem uma população jovem(consumidores) as economias mais maduras apresentam maior população adulta (produtores).

 E esse estoque humano pode ser alterado de maneira quantitativa por várias razões, incluindo nível de mortalidade, natalidade e migração.

1.2.2 Os Recursos Naturais

 A natureza é a principal fonte de todos os bens. É dela que o homem obtém todos os bens naturais, como o solo e subsolo que fornecem alimento, matérias-primas e os minerais; os recursos hidrológicos que fornecem água e energia; e o clima que propicia a cultura de determinadas espécies. Porém a dotação e o emprego econômico de recursos naturais devem ser vistos em termos dinâmicos, e não estáticos.

 E o próprio avanço do conhecimento científico pode alterar para mais ou para menos a adoção de certos recursos.

1.2.3 O Capital

 Para um cidadão comum o seu capital é aquele valor depositado em sua conta, para uma empresa o conceito abarca seus edifícios, máquinas, instalações, estoque de bens e de valores. Contudo, para o conjunto da economia, capital tem sentido real, dos instrumentos auxiliares da produção e dos bens que ampliam a capacidade produtiva da nação.

1.3 O aparelho produtivo

 O aparelho produtivo é o conjunto de todas as unidades produtivas do sistema e podem ser classificadas e agregadas em três setores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com