TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia do Brasil

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Economia do Brasil

A posição do país como oitava economia mundial foi alcançada a nove anos atrás, quando o Produto Interno Bruto (PIB) atingiu US$ 1,5 trilhão. Após esse período o desempenho econômico permitiu a chegada da sétima maior economia mundial.

Hoje temos a sétima maior economia mundial e a primeira da América Latina.

A base econômica brasileira era direcionada à agricultura, pecuária e à indústria, conseguindo abranger os três setores primário, secundário e terciário, atualmente está diversificada e o país abandonou a monocultura ou o direcionamento para a indústria.

A economia hoje é baseada na produção agrícola, sendo um dos principais exportadores de soja do mundo e também um importante fornecedor de açúcar. Já a pecuária está ocupando o posto de terceiro produtor mundial com a carne bovina, exportando também pele e carne de frango.

Também é destaque na produção de peças para abastecimento dos setores automotivos e aeronáuticos. E um dos principais produtores de petróleo do mundo, dominando a exploração de petróleo em águas profundas.

 O país também está em grande destaque para a indústria turística.

  1. História da Economia Brasileira

A economia brasileira passou por diversas transformações desde o descobrimento.

O primeiro mercado a ser explorado no Brasil por Portugal foi o pau-brasil. Poucos anos após o descobrimento da arvore, o Brasil já contava com um complexo de extração da madeira, cujo monopólio ficou sob o domínio de Fernando de Noronha até 1505.

Após o esgotamento da arvore Pau-brasil, que ficou praticamente extinto, passou a ser explorado a cana-de-açúcar e teve um significante impacto na economia brasileira.

Como havia dificuldades gigantes em dominar a logística da exploração da cana-de-açúcar, o suporte para a indústria açucareira foi obtido junto aos holandeses, que passaram a ser responsáveis pela distribuição e comercialização do açúcar ao mercado europeu.

Não só o plantio da cana-de-açúcar favorecia a economia brasileira, mas a exploração intensa dos recursos naturais, em especial os metais que levaram a povoação para o interior do País. Era buscado principalmente o ouro, prata, cobre, diamantes e esmeraldas. A busca por pedras e metais preciosos foi impulsionada pelo declínio da atividade canavieira, pois os holandeses iniciaram o plantio de cana nas colônias da América Central.

No início a riqueza que vinha do interior do País influenciou nas decisões da capital, que antes era Salvador, passou para o Rio de Janeiro, com a estratégia para proximidade das regiões mais ricas.

Após a economia sob pedras e metais preciosos, o café foi o responsável pelo impulso à economia brasileira dando início em 1880 até 1930. Esse período foi marcado pelo grande desenvolvimento do país, com a expansão de estradas de ferro, a industrialização e a atração de imigrantes europeus.

A queda da produção do café significou um marco para o país no que tange à diversificação da base econômica, com o decorrer da queda o governo passa a incentivar a industrialização para os grandes centros da mão de obra nacional, destituída do campo pela decadência do café.

As medidas foram favorecidas por conta da Segunda Guerra Mundial, com o fim do conflito a Europa ainda carregava as marcas da devastação e o governo brasileiro passou a investir em um moderno parque industrial para abastecer os países vítimas da guerra.

GRAFICO Nº 1

[pic 1]

https://www.todamateria.com.br/economia-no-brasil/

O BRASIL

O Brasil é um país de dimensões continentais. São mais de oito milhões de quilômetros quadrados de um território que passa por savanas, florestas tropicais, desertos, montanhas, planícies alagáveis, mangues e muitas áreas cultiváveis. Tudo isso faz com que a economia do Brasil seja extremamente diversificada, mas essencialmente produtora de matérias-primas. Mesmo tendo este território enorme o país possui um PIB (que é a soma de tudo que é produzido no país) comparável ao de alguns estados norte-americanos, como a Califórnia, por exemplo. Isso porque o Brasil não é um país que desenvolve novas técnicas de produção e acaba importando os produtos finais, ou seja, os bens de consumo que são feitos com as matérias primas que produzimos aqui.

Mesmo assim, em 2014 o PIB – Produto Interno Bruto – nacional foi de aproximadamente cinco trilhões e meio de reais, o que credencia nosso país a ocupar a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo. No entanto existe algo de errado com o Brasil: 2015 está sendo um ano péssimo para a nossa economia e isso reflete em vários setores dela. Por conta de vários problemas a expectativa dos economistas nacionais e internacionais é de que nossa economia sofra um encolhimento de quase um por cento em 2015. Conheça agora a economia do Brasil de forma mais específica e tire suas próprias conclusões.

Agropecuária 

O Brasil é um país essencialmente agrícola. Grande parte do PIB nacional é composto principalmente pela atividade no campo. Somos líderes na produção de café, soja, milho, mate e laranja, entre outros produtos. Carne bovina, suína e de frango também são especialidades nossas. E nosso país sabe como ninguém exportar sua produção. Em 2014 o Brasil exportou mais de 225 bilhões de dólares em todos os setores. Muito disso por conta da agropecuária.

Petróleo

Aqui está um exemplo de grande produção de uma matéria-prima bruta e a não transformação desta matéria em produtos finais para a população: temos uma das maiores reservas de petróleo do mundo em nossas águas marítimas. E produzimos bastante petróleo. No entanto, temos de importar a maior parte da gasolina que consumimos. E este é só um exemplo. Ainda no ramo de indústrias químicas nosso país se destaca: temos a Petrobras e a Vale, que são duas das maiores empresas do mundo em suas áreas de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (331.7 Kb)   docx (136.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com