TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia é uma Ciência que Estuda a Utilização a Atividade Econômica

Por:   •  11/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

A Economia é uma ciência saciai que estuda a utilização a atividade econômica de uma dada sociedade e a utilização do seus recursos para alcançar determinados fins. Neste Módulo irá ficar conhecer a Economia como ciência e o seu papel na sociedade atual.

A Economia Escolhe a Utilização dos Recursos Tal como em sua casa você e a sua família escolhem como vão utilizar os recursos de que dispõem (o seu ordenado e o da sua esposa) e definem prioridades para um mês ou para um ano: Compramos agora um rádio? Talvez seja melhor juntar algum dinheiro para, em primeiro lugar, substituir a geladeira, que já não funciona bem! Também na economia de um país se "joga" com os recursos existen-tes e se seleccionam prioridades. Esta selecção implica tomar opções. De facto, qualquer medida económica é uma opção que implica determinadas consequências e não outras. Por exemplo, há várias formas de diminuir a taxa de desemprego — crescimento do inves-timento privado, incentivos ao investimento estrangeiro, aumento das despesas públicas, etc. O facto de optarmos por uma ou por outra tem a ver com: A estrutura sócio-politico-económica existente num país; A conjuntura do país, no momento dessa decisão; Os objectivos que se pretendem alcançar; Os efeitos colaterais que cada uma das opções pode provocar.

A ideia de que em Economia se pode optar entre varias soluções pos-síveis para um mesmo problema é muito importante para conseguir-mos compreender que, aqui, não há leis absolutas.

A melhor solução é, sempre, relativa: Ao momento da decisão; Às pessoas que decidem; Aos objectivos que se pretendem alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com