TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES: EVOLUÇÃO, CONCEITO E INTERDISCIPLINARIEDADE COM AS OUTRAS ÁREAS FUNCIONAIS

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]DEPARTAMENTO DE GESTÃO

A GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES: EVOLUÇÃO, CONCEITO E INTERDISCIPLINARIEDADE COM AS OUTRAS ÁREAS FUNCIONAIS

        LUBANGO, 2017



[pic 2][pic 3]DEPARTAMENTO DE GESTÃO

        Trabalho de Investigação subordinada ao Tema:

A GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES: EVOLUÇÃO, CONCEITO E INTERDISCIPLINARIEDADE COM AS OUTRAS ÁREAS FUNCIONAIS

AUTORA:

RUTH BARTOLOMEU

OS DOCENTES:

Dr. CÉSAR FERNANDO REIS

Drª. ÁDILIA DA COSTA SILVA

LUBANGO, 2017


ÍNDICE

RESUMO        iii

INTRODUÇÃO        1

1.        ENQUADRAMENTO TEÓRICO        2

1.1.        EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO        2

1.2.        CONCEITO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES        3

1.3.        GESTÃO DA PRODUÇÃO E DEMAIS ÁREAS FUNCIONAIS        4

1.4.        PLANEAMENTO E CONTROLO DA PRODUÇÃO (PCP): UM PROCESSO INTEGRADO        4

2.        ESTUDO DE CASO        7

CONCLUSÃO        9

BIBLIOGRAFIA        10

RESUMO

Na gestão da produção, os objectivos básicos de todo gestor estão relacionados com a racionalização dos processos e com a optimização dos recursos visando a aumentar a produtividade do trabalho realizado.

Tecnicamente, um dos meios para atingir maiores patamares de produtividade é mediante o estudo da racionalização do trabalho e da melhoria funcional do homem, ou seja, pelo estudo de “Tempos e Movimentos”. Essa expressão fundamenta-se, principalmente, em Taylor e Gilbreth, os quais desenvolveram seus trabalhos tanto no objectivo de medição e quantificação do trabalho executado quanto no sentido de melhorá-lo e racionalizá-lo, formulando princípios e teorias.

Utilizamos neste trabalho uma pesquisa descritiva, com o objectivo de mostrar que a gestão de operações é uma actividade funcional das organizações que possui um enfoque interdisciplinar e mantêm relações interdepartamentais com outras áreas de uma empresa. Abordou também uma breve evolução histórica e conceitual da GPO, assim como uma explanação entre a relação da GPO com as outras áreas funcionais, exemplificada a partir da descrição e análise do Planeamento e Controlo da Produção (PCP).

Palavras-chave: Gestão da Produção, Produtividade do Trabalho.


INTRODUÇÃO

No entanto, verifica-se que a gestão da produção passou por diversas evoluções que proporcionaram, à mesma, novas formas de se adaptar aos novos contextos que as organizações estavam inseridas. Contudo, certifica-se de que a Gestão da Produção e Operações actualmente é uma interessante combinação de práticas consagradas do passado e de uma busca por novas maneiras de gerir sistemas de produção (GAITHER; FRAZIER, 2006).

No entanto, de certa forma, os sistemas de produção sempre existiram, porém, não na mesma perspectiva da Gestão da Produção e Operações (GPO) de hoje, pois a maneira como os povos antigos desenvolviam seus produtos era mais precária e arbitrária. Grandes obras desenvolvidas na Antiguidade podem ser questionadas quanto à utilização de métodos, mesmo que rústicos, de produção, tal como a Grande Muralha da China, as Pirâmides do Egipto, as Estradas do Império Romano, entre outras.

Assim, como verificado por Corrêa e Corrêa (2011), com o passar do tempo e com as transformações que ocorreram em relação aos grandes projetos, tal como na sua natureza, de religiosa e política para empresarial, demandou uma maior atenção com esse tipo de gestão, pois apareceram maiores preocupações quanto ao tempo e aos recursos mais escassos da produção. Assim, a gestão da produção tornou-se uma das principais áreas funcionais de uma organização, necessitando de métodos mais efetivos a fim de buscar melhores resultados de produtividade

A fim de transformar insumos em produtos acabados, por meio de um sistema de transformação que gera um maior valor agregado para o consumidor final, de acordo com a abordagem da gestão da produção como um sistema, “encontramos a gestão da Produção/Operações em todas as áreas de actuação dos directores, gestores, supervisores e/ou qualquer colaborador da empresa” MARTINS e LAUGENI (2002). Por tudo isso, certifica-se que a GPO pode ser considerada uma área interdisciplinar.

  1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO
  1. EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO

 No século XVII os sistemas de produção eram chamados de sistemas caseiros por serem realizados em casas ou cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem o trabalho manual nos produtos.

Em 1770, na Inglaterra, a Revolução Industrial marcou o surgimento do sistema fabril, substituindo a força humana e da água pela força mecanizada, sendo necessária a organização de máquinas, pessoas e outros recursos, para uma produção mais eficiente. A revolução se expandiu da Inglaterra para a Europa e Estados Unidos, onde o conceito de peças intercambiáveis, criado pelo inventor americano Eli Whitney, em 1790, permitia uma linha de montagem mais flexível, fazendo uma padronização nos encaixes de peças.

Outro fato marcante para a indústria prosperar nos Estados Unidos foi o pós-guerra civil, no século XIX. Nesse período houve uma mudança estrutural, separando o capitalista do empregador, com os administradores se tornando empregados assalariados dos financistas que possuíam o capital. A colonização do oeste dos EUA criou a necessidade por novos produtos e as ferrovias se tornaram a segunda grande indústria americana.

Todos esses desenvolvimentos prepararam o cenário para a grande explosão de produção no final do século XX. Um novo ambiente socioeconómico surgiu, e percebendo a necessidade de abastecer os maciços mercados, um grupo de engenheiros, executivos comerciais, consultores, educadores e pesquisadores desenvolveram métodos e a filosofia da administração científica (scientific management). Frederic Winslow Taylor é conhecido como o pai da administração científica. Ele estudou os problemas fabris cientificamente e popularizou a noção de eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (137.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com