TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Mercado de Capitais para o Crescimento Econômico do País

Trabalho acadêmico: A Importância do Mercado de Capitais para o Crescimento Econômico do País. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 15

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1.1 MERCADO DE CAPITAIS

O mercado de capitais pode ser definido como um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. O mercado de capitais foi criado para facilitar a capitalização das empresas, colaborando para formação de riquezas à sociedade. Investidores de diversos portes e com objetivos diferentes participam desse mercado, tornando capaz o funcionamento de importante e alternativo a sistemática de financiamento das empresas. Segundo definição KERR, Roberto Boges(2011) no mercado de capitais são realizadas as operações de longo prazo por inetrmedio das quais os bancos fazem a intermediação entre empresas que necessitam de recursos e investidores interessados em aplicações de longo prazo. Este segmento faz o elo entre poupadores e os investidores. Compreende operações de prazos médio, longo ou indeterminado, como debêntures, bonds e notes e , no caso de operações de prazo indeterminado, as ações. As bolsas de valores criam, organizam e regulam mercados, onde as ações emitidas podem ser negociadas com confiabilidade e transparência. O Mercado de Capitais é formado pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas como as ações ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas como as debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e commercial paperse, que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico. Esses instrumentos são chamados de valores mobiliários. Por esse motivo, embora os valores mobiliários compreendam outras categorias além das mencionados (por exemplo, os derivativos), pode-se considerar a expressão “mercado de valores mobiliários” como sinônimo de mercado de capitais. Além desses, o mercado de capitais abrange ainda as negociações com direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e demais derivativos autorizados à negociação.

PEREIRA, Cleverson Luiz (2013) dentro do Mercado Capitais é encontrado um mercado fundamental para o desenvolvimento das negociações de ações das companhias abertas, conhecido como mercado acionário que é subdividido em Mercado Primário e em Mercado Secundário. No Mercado Primário é negociada a subscrição de novas ações ao público, desta forma os valores mobiliários circulam pela primeira vez e a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa. Exemplo: emissão de debêntures ou notas promissórias. Já no Mercado Secundário são as demais negociações como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro oriundo dessas trocas. Nesse caso, o mercado se caracteriza também pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez para esses ativos financeiros. Segundo Eduardo Fortuna (2005) “Mercado de Balcão é um mercado sem local físico determinado para a realização das transações. Essas transações são realizadas por telefone, entre as instituições financeiras. Neste mercado, normalmente, são negociadas ações de empresas não registradas na BOVESPA, além de outras espécies de títulos. O mercado de balcão é dito organizado quando se estrutura como um sistema de negociações de títulos e valores mobiliários administrados por entidade autorizada pela CVM.”

O mercado de capitais é suma importância para o crescimento da econômica de um país. Para que se tenha um desenvolvimento econômico sustentável é necessária uma expansão contínua da capacidade de produção. Esse crescimento é resultado de investimentos em capital e recursos humanos. E esses investimentos funcionam quando produzem dois resultados: acumulação do capital produtivo e aumento da produtividade (do capital e da mão-de-obra). O crescimento aumenta quando os investimentos são conduzidos para as melhores alternativas, isto é, aquelas que apresentam os maiores e melhores retornos econômicos e sociais. Os investimentos e a forma como são realizados estão na raiz do processo de desenvolvimento econômico e social. A poupança, que proporciona os investimentos, é outro objeto essencial do processo de desenvolvimento. E a eficiência na utilização da poupança é decisiva, pois ela determina o custo do investimento. A melhor conjugação de todos esses fatores resulta no círculo virtuoso do desenvolvimento, que permite à sociedade desfrutar de níveis crescentes de bem-estar e de diminuição da pobreza. Todos os países desenvolvidos ou em processo acelerado de desenvolvimento desejam ostentam altas taxas de poupança, alta eficiência na sua intermediação ou uma combinação desses dois atributos. Dessa forma o crescimento econômico está ligado aos elementos incentivadores da formação de poupança e de sua intermediação eficiente, que a torne acessível para quem objetiva investir.

Segundo o BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo(2000), existem três caminhos para associar a poupança ao investimento. O primeiro deles é o autofinanciamento, em que as empresas geram internamente seus próprios recursos, o segundo é o governo, quando financia certas atividades usando a arrecadação de tributos ou a imposição de mecanismos compulsórios de poupança, e o terceiro e último caminho é o financiamento via mercado financeiro e de capitais.

A função primordial dos mercados financeiros é aproximar os dois agentes do mercado: o poupador, que tem excesso de recursos, mas não tem oportunidade de investir em atividades produtivas, e o tomador, que está na situação inversa. Desse modo, os mercados viabilizam o aproveitamento das oportunidades em toda a economia. Promovendo assim, um aumento geral da produtividade, da eficiência e do bem estar da sociedade.

Antes de investir no mercado de capitais os empresários devem analisar o seu perfil de investidor, pois no mercado de capitais possui diversas formas de se obter retorno buscando assim equilibrar os itens essenciais em um investimento: retorno, prazo e proteção. Deve-se também estimar sua rentabilidade, liquidez e grau de risco. A rentabilidade está sempre correlacionada diretamente ao risco. O investidor deve definir o nível de risco que está disposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com