TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIÇÃO DE CASA MANOELA VERÃO

Por:   •  30/5/2021  •  Ensaio  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 2

Desafios (Lição de casa)

1) Suponha que haja uma alta de preços de um corte de carne bovina específico ou, alternativamente, que todos os cortes de carne bovina subiram de preço ao mesmo tempo. Qual dessas demandas é mais sensível a essa alta de preço:

a) Demanda por um corte específico (acém ou fraldinha), ou

 b) Demanda por carne bovina como um todo?

R= A elasticidade depende da quantidade de bens substitutos, quanto mais especifico o mercado maior a elasticidade. A elasticidade do corte especifico (acém ou fraldinha), deve ser maior que da carne bovina como um todo, pois este produto é  mais facilmente substituído que os cortes em geral.

2) A demanda das famílias por energia elétrica é, provavelmente, pouco sensível aos preços. Pelo menos em um horizonte curto de tempo (por exemplo, um ano). Mas, em um prazo mais longo (por exemplo, cinco anos), é possível que as famílias reajam mais, reduzindo o consumo em caso de alta continuada de preços. Dito isso, responda: por que as demandas em geral tendem a ser mais sensíveis a preços no longo prazo?

Uma das justificativas é por que as mudanças que não são possíveis de serem realizadas em curto espaço de tempo são realizáveis em um período de tempo maior. Neste exemplo de consumo de energia elétrica demonstra que não é fácil fazer mudanças em um período muito curto. Já em longo prazo é possível comprar eletrodomésticos de uso mais eficiente de energia entre outras medidas de redução.

3) Um jovem estudante resolveu gastar sempre 10% de sua renda semanal com gasolina. Supondo que os preços do combustível não variem, mas que ele tenha alterações constantes em sua renda, qual o valor numérico de sua elasticidade-renda?

 O valor da elasticidade-renda será 10%. Pois a demanda diminui quando o salario do jovem estudante diminui, e aumenta quando o salario do jovem estudante aumenta em um relação linear direta, uma vez que ele resolveu gastar sempre 10% de sua renda semanal, independente da variação da gasolina .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com