TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Medindo a Renda Nacional

Por:   •  1/9/2021  •  Resenha  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução à economia 5º edição

Capítulo 23 .Medindo a renda nacional

Maicon Bernardino Dos Santos Silva

Unifacs – Universidade Salvador

maiconbern123@gmail.com

Mankiw, Gregory . Medindo a renda nacional. Trenton , Nova Jersey: Cengage Learning, 1977.  17.

O livro Introdução à economia de N. Gregory Mankiw, que fazia parte do conselho econômico do ex– presidente George W. Bush, trata-se do estudo de conceitos presentes na economia e traz  alguns exemplos de suas perspectivas , e muito embora conceitos de economia possam ser considerados ‘’universais’’ por poderem encaixar na maior partes dos cenários este é mais direcionado a economia americana, nada anormal até aqui.

O capítulo a ser analisado nesta resenha trata-se do capítulo 23 , Medindo a renda nacional, será relevante para conhecermos alguns indicadores econômicos que ajudam na medição das variáveis que são importantes para analisar o cenário final do país, dentre os assuntos estudados estão indicadores como o PIB ( Produto Interno Bruto ) , nominal ,real e o deflator do PIB. Também é apresentado o fluxo circular da renda e como o mesmo funciona.

O PIB em si trata-se do valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em dado período de tempo, ou seja no fim ,reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos no país ,trata-se de analisar o cenário macroeconômico do país. Quando porventura tratamos de observar as classes sociais pela renda, geralmente é dividido entre pessoas mais ricas e pessoas mais pobres, quando porventura trata-se de uma pessoa com maior capacidade de pagar pelos bens desejados, supérfluos ou de luxo  é valido dizer que as características deste individuo representa alguém de classe alta. Do contrario , alguém que mal pode pagar pelos bens necessário e essenciais a vida representa as características de alguém de classe baixa, assim é retratado na visão do autor, podemos nesta mesma analogia trocar o indivíduo agora e fazer dele a representação de um país, ou seja , um país com renda elevada é evidenciada no PIB , quanto maior o PIB maior a renda daquele país e quanto maior a renda do país maior a chance desse país em questão ser um país desenvolvido. No entanto, vale ressaltar que nem sempre um número expressivo do PIB esteja ligada a qualidade de vida de uma nação , para isso existe indicadores mais expressivos que retratem esse número com maior lucidez a exemplo do IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano ) ou IPS ( Índice de Progresso Social ) .

O PIB tende a ser analisado no período de um ano , para se fazer uma comparação se houve crescimento ou redução de desenvolvimento econômico do país. O autor considera que a relação existente aqui é a medição das duas coisas: a renda total de todas as pessoas da economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos dentro da economia, é medido as duas variáveis e entende-se que os dois são a mesma coisa, isso porque a renda deve ser igual a despesa. O exemplo citado pelo autor para a explicação disso traz o seguinte contexto: a renda de uma economia é igual a despesa, porque cada transação envolve as duas partes. O que isso quer dizer na prática é que basicamente a minha despesa ao contratar um serviço de por exemplo R$400 é igual a renda do meu contratante que vai ser R$400 por este serviço que está sendo prestado por isto a afirmação anterior faz sentido.

Através do Diagrama de Fluxo Circular , visualmente fica muito mais fácil de perceber essa relação, as variáveis são as famílias , mercado dos fatores de produção , empresas e o mercado de bens e serviços, no final as rendas e despesas se equivalem. As famílias compram das empresas, as empresas pagam os funcionários , salários , aluguéis entre outras coisas e o ciclo tende a se repetir, se essa repetição será em maior ou menor número , isto é discussão para outro contexto.

Dado os conceitos introdutórios ao PIB parte-se para uma análise um pouco mais elaborada porém simples até aqui de visualizar a forma de cálculo da mesma através da fórmula, entende-se que PIB= C + I + G ( X-M ) ou EL. De modo que C= consumo , I= investimentos , G= gastos do governo e (X-M)  ou E.L ( exportações líquidas ) é a subtração de exportações menos as importações no país. Uma fórmula  bem simples, no entanto ainda cabe explicações mais acentuadas sobre alguns destes termos. Conceituado pelo autor o consumo é a despesa das famílias em bens e serviços, porém é excluída aqui compra de novos imóveis residenciais, vale ressaltar que o consumo geralmente tende a englobar 60% do PIB segundo dados do IBGE. Os imóveis residenciais farão parte do Investimento, que no conceito é a compra de bens que serão usados futuramente, bens de capital. Os gastos do governo tendem a ser nas esferas municipais , estaduais e federais são pagamentos de funcionários ou obras públicas por exemplo. Já a exportação líquida sendo a subtração das exportações menos importações , vale da entrada de capital estrangeiro para comprar bens ou serviços do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com