TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moeda

Artigo: A Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Artigo  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

A MOEDA

No início da atividade havia apenas a troca de mercadorias.assim um individuo A,produtor da mercaddoria A e necessitado da mercadoria B que a produzia. Se houvesse concordância na troca,tudo bem;porém as coisas se complicavam quando não havia concordância na troca pois A teria que procurar um outro individuo produtor e B que estivesse disposto a troca-lá com A.

Com o desenvolvimento do comércio entre os individuos houve então a necessidade de uma terceira mercadoria de aceitação geral e principalmente de facil transporte e de valor constante para todos os produtores.essa mercadoria passou a ser padrão de trocas e de comparação de valores dos demais produtos.esse padrão tornou-se assim a moeda.surgiu então o problema: qual a melhor mercadoria a ser tomada como moeda?chegou se então a conclusão de que a melhor moeda seria o metal: de fácil transporte,grande durabilidade e que permita obtenção de ‘pedaços’ para pagamentos menores. Com o passar dos tempos a moeda foi sofrendo um processo contínuo de desvalorização: passou de moeda metálica e finalmente para um valor simbólico tornando se apenas um pedaço de papel (moeda-papel)

CLASSIFICAÇÃO DA MOEDA

Classifica-se a moeda quanto à substância de que é feita, metálica e de papel.

Moeda metálica é representada por determinado peso de metal. Pode ser forte ou fraca.

Moeda metálica forte quando contém uma quantidade de metal, cujo valor mercantil é superior ao valor nominal que o Estado lhe atribui, também se diz moeda forte quando ela pode adquirir maior quantidade de bens de consumo do que com outra.

Moeda metálica fraca quando sua quantidade de metal tem, como mercadoria, valor menor que o nominal da peça. Sua capacidade aquisitiva é diminuta e instável.

Moeda de papel é todo documento com poder aquisitivo, emitido pelo Estado, ou por sua autorização. Pode ser de três espécies:

1.º Representativa, quando expressa quantidade de mercadorias ou de moeda metálica em depósito. È emitida sob a garantia de lastro metálico correspondente ao valor nela expresso, sendo conversível à vista, à vontade do portador e tendo curso legal.

2.º Fiduciária, quando contém simples promessa de pagamento, com a particularidade de ser lastro metálico inferior ao valor total das cédulas emitidas. Sua aceitação depende da confiança inspirada pelo emitente

3.º Papel Moeda, emitido pelo Estado e garantido pelo Patrimônio Nacional. Além do curso legal (capacidade de liberar dívidas), tem curso forçado, sendo inconversível em metal à aceitação, a moeda é classificada, sob o ponto de vista da obrigatoriedade de sua emissão, em: principal, subsidiária e divisionária. Moeda principal ou moeda padrão é a que tem precedência legal sobre as demais. Goza de livre curso legal ilimitado, sendo aceita unanimemente como meio de pagamento, em determinada área política, sem limite de quantia, exceto no caso de prévia estipulação contratual em contrário; e portanto, a que o devedor pode obrigar seu credor a receber em pagamento, qualquer que seja a soma. Seu valor mercantil deve ser idêntico ao monetário e desempenha, também, a função de fixar o valor das outras moedas, tornando-se a base do sistema. Moeda subsidiária é o valor legal fixado em relação à moeda padrão. Possui poder liberatório limitado, é cunhada em pequenos valores, destinando-se também a facilitar as pequenas operações.

Intrinsecamente inferior ao da moeda-padrão, seu valor real é menor que o declarado. Moeda divisionária é a cunhada, ordinariamente, em níquel, cobre, bronze, bronze-alumínio ou alumínio, com valores muito pequenos, fraccionários dos da moeda principal ou subsidiária, destinando-se sobretudo a troco, para acertos de preços

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com