TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova realidade da globalização afetou o mundo dos negócios

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica de Negócios Internacionais I

Curso: Comércio Exterior

Professor: Luciano de Oliveira Gonçalves

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,5 pontos)

A nova realidade da globalização afetou o mundo dos negócios, fazendo surgir mercados globais para produtos padronizados, ampliando consideravelmente o mercado de atuação.

Como é possível um produto padronizado, ou seja, que segue os padrões de uma empresa nacional, ser vendido em outros mercados, ou seja, em outros Países com cultura e padrões diferentes? Dê pelo menos um exemplo.

R.: O mundo para a organização global é um mercado unico e ela passa a criar e globalizar produtos padronizados que satisfarão as necessidades de um consumidor global. A empresa global percebe similaridades entre os consumidores dos diferentes países e passa a transformar uma série de negócios em vários países em um negócio mundial que possua uma estratégia global e integrada.

Existem várias empresas brasileiras que se internacionalizaram, os exemplos mais conhecidos são: Marcopolo, Alpargatas, Natura, Votorantim, Boticário, Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, entre muitos outros. Além disso, a história mostra a empresa de capital internacional existem no Brasil há muitos anos, destacando-se as montadoras de automóveis como exemplo clássico.

Questão 2 (2,0 pontos)

Um dos fatores que estimulam a internacionalização é o aumento do número de países recentemente industrializados, que gerou um incremento do número de locais viáveis para operações industriais sofisticadas com mão de obra barata.

Quando a capacidade produtiva da empresa transcende o tamanho do mercado, o que a empresa deve fazer para sua produção não se tornar ociosa ou um estoque muito alto, o que poderá inviabilizar a empresa? Justifique de forma fundamentada.

R.: Quando a capacidade produtiva da empresa transcede o tamanho do mercado, a empresa tende a buscar novas oportunidades mercadológicas, é o caso de empresas sediadas em países pequenos, como a Nestlé (Suíça), que em 1875 vendia leite oara 16 países. Do lado oposto, verificam-se que empresas norte-americanas tiveram um processo de internacionalição vagaroso dado ao tamanho do seu mercado interno, o varejo dos EUA é um exemplo. A internacionalização do varejo norte-americano aconteceu de forma mais vigorosa a partir dos anos 90 enquanto os varegistas europeus ja se encontravam pelo mundo todo.

A busca por rescursos constitui-se em outro fator que estimula a internacionalização, recursos materiais, tecnológicos, humanos e de capital quando escasso localmente fazem com que as empresas os busquem no exterior. São esta razões que estão levando empresas do mundo todo a produzir na China, por exemple. Os baixos custos da mão de obra a chinesa atraem o capital internacional para produzir na China e distribuir para o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com