TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Econometria

Por:   •  18/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

 I Prova de Econometria II (Noturno)

1. Suponha que você irá iniciar um projeto de pesquisa econômica aplicada envolvendo os modelos de regressão linear múltipla com dados de séries temporais. O intuito da pesquisa será investigar e estimar uma suposta relação causal entre determinadas variáveis econômicas de interesse descrita pela Teoria Econômica.

 a. Desenvolva um roteiro geral descrevendo detalhadamente as etapas necessárias para a implementação prática do estudo, desde a concepção teórica do modelo até os testes econométricos e correções estatísticas necessárias.

R:

ANTES DO TRABALHO

1. Escolher um tema (ex.: modelo de demanda de importações)

2. Definir uma especificação de equação a ser estimada, quais variáveis serão utilizadas para chegar-se na hipótese observada e qual será o modelo teórico a ser utilizada. (ex.: valor da demanda de importações em função da renda interna e da taxa de câmbio, por meio do MQO).

DOCUMENTO FINAL (PAPER)

O trabalho deverá ser entregue na forma de um documento escrito e elaborado segundos as regras de documento científico. Deverá se dividir em três partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.

1. INTRODUÇÃO (1 capítulo) – apresentar o tema, os objetivos e uma visão geral do trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO (1 ou mais capítulos) – a) apresentação teórica do modelo/equação objeto de estimação empírica; b) descrição dos dados: fontes (ex: IBGE, FGV, FIPE, etc.) e conceitos (o que os dados medem); c) análise exploratória inicial (gráficos dos dados para as vs. dependente e independentes; estatísticas descritivas: média, desvio–padrão e correlações entre as variáveis; tudo acompanhado de comentários). d) equações estimadas (outputs do software econométrico + interpretação do modelo; gráficos dos resultados, como por ex. dados verdadeiros versus previstos; tudo com comentários);

3. CONCLUSÃO: Resumo verbal do que foi feito e dos resultados (sem gráficos ou tabelas).

DURANTE O TRABALHO

1. Usar o software econométrico para estudar e construir o modelo (ex: fazer gráficos das variáveis, calcular correlações entre elas e estimar a(s) equação(ões) )

2. Tentar especificações alternativas (ex: considerar outras variáveis explicativas, usar defasagens, etc.)

Testes:  

  • Análise Descritiva das variáveis.
  • Estatísticas descritivas dos dados.
  • Correlação das variáveis.
  • Verifica-se se há uma correlação significativa entre as variáveis e, principalmente, com o modelo estimado.
  • Teste de Significancia conjunta.
  • Testa-se a significância conjunta das variáveis escolhidas caso a correlação entre elas não seja conforme esperado pelo modelo hipotético.

  • Teste T
  • Testa hipótese a respeito de um B (parâmetro populacional não-específico).
  • Teste LM

O teste LM entende o nível de significância de todas as variáveis do modelo nos erros calculados na regressão do modelo restrito.

  • Verificar se há uma relação linear entre X e Y.
  • Verificar se há distribuição normal dos resíduos.
  • Verificar se os resíduos possuem variabilidade constante.
  • Avalia-se a distribuição dos resíduos para cada variável, e caso o gráfico que será esoçado apresente pontos aleatórios ao redor de 0, pode-se afirmar que é uma relação aproximadamente linear.

 b. Suponha que, analisando os resultados do modelo desenvolvido no item (a), surja a hipótese de que o modelo possua uma  quebra estrutural em determinado instante, que pode envolver tanto o nível, quanto as inclinações (efeitos parciais) do modelo. Descreva detalhadamente um roteiro para aplicar um teste para avaliar o problema, abordando todas as etapas e hipóteses do procedimento.

R: Para realizarmos tal avaliação, há um leque de testes disponíveis. Partindo do pressuposto que a quebra foi exógena, escolhi o método Chow. O texte se baseia no fato que os parametros de análise são constantes, logo uma previsão fora do espaço amostral deve ser desconsiderada. Texta-se a hipótese nula de que não há quebras estruturais contra o fato que há uma quebra estrutural em um determinado instante Tb, como descrito no enunciado. O texte considera um modelo linear dividido em amostras em um instante de quebra observado.

Divide-se a função original yt=x’tB1 + x’tB2+Tb+vt em 2 funções.

Yt=x’tB1 + vt, para t ≤ Tb.

e

Yt = x’tB2 + vt, para t > Tb.

O teste estima os coeficientes para cada período e usa os erros de previsão fora da amostra para calcular um teste F comparando a estabilidade dos coeficientes estimados entre os dois períodos.

Entendendo que o modelo em questão é um MQO, inicia-se com um MLR com m quebras

Yt=x’tB + z’t δj + vt

T= Tj-1 + 1,...,T,

Onde j = 1,...,m +1. A variável dependente yt deve ser modelada como uma combinação linear de regressores com coeficientes de variação atemporais,xt, e coeficientes com variação temporal, zt. Como segue:

Y = XB + Z δ + U.

Nesse modelo, Z é uma matriz que parte Z diagonalmente em tempos (T1,...,Tm), de forma que Z=diag(Z1,...,Zm+1).

Para cada divisão temporal, os MQ estimados de B e δj são aqueles que minimizam.

Y-Xb-Z δ)’(Y – XB - Z δ)=[pic 1]

Dado m partições, os estimadores se tornam B^([Tj]) e δ^([Tj]). Esses coeficientes e as partições m são escolhidos como minimizadores globais da soma dos resíduos quadrados de todas as partições.

2. Escolha uma questão ou problema econômico-social típico de um estado ou região brasileira e uma política ou intervenção governamental que, sob sua avaliação, seria adequada para atacar o problema. Vislumbre variáveis estatísticas do tipo pooled cross-section para a construção de um MRL (pelo menos 6) para avaliar econometricamente a eficácia da política. Descreva detalhadamente todas as etapas e análises econométricas que devem constar na pesquisa de avaliação da política, envolvendo modelo, hipóteses, possíveis problemas com os dados, testes de hipóteses, etc. (Obs: não serão aceitas respostas baseadas em cópias de exemplos do livro do Wooldridge ou de outras fontes bibliográficas do curso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (556.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com