TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA: HISTÓRIA, TEMAS E ATUALIDADES

Por:   •  27/11/2020  •  Resenha  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

C:\Users\Positivo\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.MSO\36732013.tmp

C:\Users\Positivo\AppData\Local\Microsoft\Windows\Temporary Internet Files\Content.MSO\A9873C4.tmp

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA: HISTÓRIA, TEMAS E ATUALIDADES

(CSO098-2020.1-D)

Fichamento: “Die Großstädte und das Geistesleben”. In: SIMMEL, Georg.

JUIZ DE FORA

NOVEMBRO DE 2020

Simmel, em sua obra “As Grandes Cidades e a Vida do Espírito”, vem trazer os impactos e consequências causados pela mudança rápida e ininterrupta das grandes cidades.

* Cidade Grande em oposição à vida no campo

Ele busca fazer uma comparação da vida agitada desse ambiente em contraposição à cidade pequena, que possui um ritmo mais lento e habitual. “Com isso se compreende sobretudo o caráter intelectualista da vida anímica do habitante da cidade grande, frente ao habitante da cidade pequena, que é antes baseado no ânimo e nas relações pautadas pelo sentimento”. Simmel afirma que o citadino recebe muita informação no dia a dia, sendo assim ele “cria um órgão protetor contra o desenraizamento com o qual as correntes e discrepâncias de seu meio exterior o ameaçam: ele reage não com o ânimo, mas sobretudo com o entendimento, para o que a intensificação da consciência, criada pela mesma causa, propicia a prerrogativa anímica”.

* Economia Monetária

De acordo com Simmel, a individualidade não tem espaço no princípio monetário, “pois do individual originam-se relações e reações que não se deixam esgotar com o entendimento lógico”. Para ele, o dinheiro demanda apenas aquilo que é comum a todos. “Todas as relações de ânimo entre as pessoas fundamentam-se nas suas individualidades, enquanto que as relações de entendimento contam os homens como números, como elementos em si indiferentes, que só possuem um interesse de acordo com suas capacidades consideráveis objetivamente...”. Nesse princípio, o mais ideal para a economia monetária é o cenário onde a objetividade é o mais importante. Para defender essa afirmação, Georg Simmel utiliza o seguinte exemplo: A cidade grande moderna, contudo, alimenta-se quase que completamente da produção para o mercado, isto é, para fregueses completamente desconhecidos, que nunca se encontrarão cara a cara com os verdadeiros produtores. Com isso, o interesse das duas partes ganha uma objetividade impiedosa...”.

* Caráter Blasé

“Ele é inicialmente a consequência daqueles estímulos nervosos — que se alteram rapidamente e que se condensam em seus antagonismos — a partir dos quais nos parece provir também a intensificação da intelectualidade na cidade grande”. Segundo Simmel, mediante à rapidez e antagonismo das mudanças que constantemente acontecem nas grandes cidades, os indivíduos desgastam muito seus nervos e ficam sem “energia reserva”. “A incapacidade, que assim se origina, de reagir aos novos estímulos com uma energia que lhes seja adequada é precisamente aquele caráter blasé”, que está presente em todo “filho” da cidade grande.

Esse caráter é definido como “o embotamento frente à distinção das coisas; não no sentido de que elas não sejam percebidas, como no caso dos parvos, mas sim de tal modo que o significado e o valor da distinção das coisas e com isso das próprias coisas são sentidos como nulos”.

* Atitude Reserva

Os habitantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com