TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E SEUS EFEITOS SOBRE O CRIME

Por:   •  21/10/2020  •  Artigo  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO NÚMERO DO ARTIGO - A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E SEUS EFEITOS SOBRE O CRIME

ALUNA: NOME COMPLETO

  1. SUMÁRIO

A monografia busca estabelecer uma relação entre a transição demográfica com os níveis de criminalidade no Brasil, como foco no apontamento de formas alternativas de redução desses níveis. Para isso, foi realizado um estudo empírico, por meio de dados populacionais fornecidos pelo IBGE, em especial foi analisados jovens da faixa etária entre 15 e 24 anos, do sexo masculino, dado a maior propensão desses indivíduos a cometerem crimes.

Para analisar a relação com os níveis de criminalidade, foi utilizado dados sobre o número de homicídios cometidos, fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Além disso, foi utilizado variáveis complementares, como a Taxa de analfabetismo e a Renda per capita.

 Para analisar essa relação foi utilizado o método de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os resultados apresentados, seguiu aqueles encontrado por Mello e Schneider (2011) evidenciando principalmente que alterações na estrutura etário possui grande impacto sobre os níveis de homicídio.

  1. AVALIAÇÃO

Não Publicar: O Trabalho não apresenta inovação alguma

  1. CRITICA

Inicial a monografia, apresenta de forma confusa o resumo, dado as informações passadas nesse texto, não apresenta um indicativo sobre o que será feito na monografia, ao não apresentando os meios nos quais foi feito a análise, o método a ser utilizado, nem os resultados obtidos.

A introdução do texto possui uma estrutura bem organizada, assim como o referencial teórico, porém senti a necessidade de um tópico, voltado as medidas utilizadas para o combate dos níveis de criminalidade, dado que o foco do artigo, como foi estabelecido no objetivo, é apontar formas alternativas para redução da criminalidade.

Em relação aos resultados obtidos, o artigo conseguindo analisar a relação entre criminalidade e a transição demografia, porém não conseguiu abordar um dos objetivos específicos, que era apontar formas alternativas para redução da criminalidade, por fim a monografia não apresentou nenhum incremento no estudo empírico da área, dado que tais resultado foram obtidos anos antes, no estudo de Mello e Scheneider (2011/2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com