TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Política Monetária de Keynes no cenário nacional Brasileiro

Por:   •  6/5/2019  •  Artigo  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Federal de Campina Grande

CH – Centro de Humanidades

Curso: Ciências Econômicas

Disciplina: Economia Monetária

Alunas: Fabiana Cavalcanti e

Nathália de Melo Sousa

Professora: Karla Vanessa

ARTIGO

“A Teoria da Política Monetária de Keynes no cenário nacional Brasileiro”

“A Teoria da Política Monetária de Keynes no cenário nacional Brasileiro”

Março, 2018

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a política monetária de Keynes em relação ao Brasil. A política monetária para Keynes é um instrumento bastante eficaz para alterar variáveis reais da economia. O principal canal de transmissão da política monetária de Keynes são as operações de mercado aberto. A Política Monetária brasileira baseia-se no tripé: meta de inflação, superávit primário e câmbio flexível na tentativa de equilibrar o crescimento da economia.  Trata-se de uma política monetária que tem por objetivo principal diminuir e manter a inflação em níveis baixos. A economia brasileira exibe particularidades que modificam a forma que a política monetária opera no país. Este artigo apresenta uma análise sobre a teoria de Keynes, em relação ao Brasil, se há ou não semelhanças entre as políticas. Mostra também as análises de cada política monetária especificamente.  

Palavras-chave: Política Monetária, Inflação, Economia.

Abstract

This paper presents an analysis of the monetary policy of Keynes in relation to Brazil.

Monetary policy for Keynes is a very effective instrument for changing real variables of the economy. Keynes's main channel of monetary policy transmission is open market operations. The Brazilian Monetary Policy is based on the tripod: inflation target, primary surplus and flexible exchange in an attempt to balance the growth of the economy. It is a monetary policy whose main objective is to reduce and keep inflation at low levels. The Brazilian economy exhibits particularities that modify the way that monetary policy operates in the country. This article presents an analysis of Keynes' theory about Brazil, whether or not there are similarities between policies. It also shows the analyzes of each monetary policy specifically.

Keywords: Monetary policy, Inflation, Economy.

Introdução

Segundo Keynes, a política monetária é eficaz para alterar variáveis reais, sendo um importante instrumento capaz de auxiliar na redução do desemprego. Ele parte do pressuposto de que a moeda não é neutra nem no curto nem no longo prazo, o que evidencia ainda mais a eficácia da política monetária para afetar variáveis reais.

Com o intuito de equilibrar os diferenciais que impedem o equilíbrio e sustentação do pleno emprego, Keynes defende a atuação direta do estado na variáveis econômicas, porém, mais importante do que a existência de uma organização institucional, é a forma de operar da política monetária.

A política monetária brasileira é sustentada pelo tripé: meta de inflação, superávit primário e câmbio flexível. Tais elementos são fundamentais na tentativa de consolidar a estabilização e o crescimento da economia.

Dentro desse contexto, o presente artigo tem o intuito de fazer uma análise da política monetária brasileira à luz da teoria monetária de Keynes, apresentando se há ou não um caráter Keynesiano nas políticas adotadas. A seção 1 irá mostrar a teoria da política monetária de Keynes. A seção 2 irá descrever a política monetária no Brasil. Na seção 3, destacaremos as influências Keynesianas no Brasil. Na seção 4 faremos uma ligação da política de Keynes com a política monetária brasileira. Na seção 5, apresentamos as conclusões.

1 - A teoria da política monetária de Keynes

Keynes considera que a política monetária é capaz de afetar variáveis reais como nível de emprego e renda. A moeda tem assim, um papel fundamental a desempenhar dentro de uma economia. Ele defende a ideia de que a moeda não é neutra nem no curto nem no longo prazo. Sendo assim, a moeda desempenha um papel próprio, afetando motivos e decisões dos agentes.

Keynes também defende a interferência do Estado na economia por meio de políticas fiscal e monetária que visam suavizar os desvios característicos da economia capitalista. A segunda política (monetária,) consiste no controle da oferta de moeda na economia e da taxa de juros, e como consequência atinge os níveis de investimento, emprego e consumo da economia. A existência de uma autoridade monetária pública exercendo controle sobre oferta da moeda é de suma importância na teoria de Keynes.

Para tingir seus objetivos as autoridades monetárias utilizam-se de três instrumentos: o mercado aberto (que é o mercado de títulos no qual atuam um banco central e os bancos comerciais de um país e no qual são comprados e vendidos os títulos da dívida pública), o depósito compulsório (no qual o Banco Central obriga os bancos comerciais a depositar parte dos recursos captados dos clientes, numa conta do Banco Central), e o redesconto (no qual o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais que estão com dificuldade de liquidez).

Keynes afirma que o principal canal de transmissão da política monetária seriam as operações de mercado aberto, onde sua influência sobre a taxa de juros se daria tanto pela alteração do volume de moeda em circulação, como pela mudança e expectativas dos agentes em relação à política futura.

O Banco Central opera sua políticas em uma economia monetária de duas esferas de circulação da moeda: a industrial e a financeira. Na primeira esfera, a moeda exerce a função de meio de troca, faz girar bens e serviços. Na outra, a moeda se transforma em ativo financeiro, e quando a moeda em transformada em ativo passa a concorrer com os demais ativos pela demanda dos agentes.

Uma vez que o Banco Central altera a quantidade da moeda em circulação, varia-se a quantidade de ativos líquidos disponíveis, e assim modifica-se a posição dos demais ativos na economia. O que implica dizer que a política monetária não afeta apenas o volume de moeda em circulação, mas também as decisões de investimento. Dessa forma, os empresários comparam as diferentes formas de alocação de riqueza e verificam o que lhes é mais vantajoso em termos de liquidez.  

Assim, a política monetária keynesiana é executada basicamente na circulação financeira, para obter efeitos na circulação industrial, através do impacto sobre os níveis de investimento, isto é, a aquisição de novos itens de capital real. Os agentes estarão decidindo, dada suas expectativas, entre investir em ativos financeiros ou produtivos, a depender da taxa de retorno que eles oferecem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (310.2 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com