TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que no Tratado Monetário distinguiu claramente a abordagem de Keynes e a Teoria Quantitativa da Moeda? Como?

Tese: O que no Tratado Monetário distinguiu claramente a abordagem de Keynes e a Teoria Quantitativa da Moeda? Como?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2014  •  Tese  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que no Tratado sobre a Moeda, distinguia claramente a abordagem de Keynes e a Teoria Quantitativa da Moeda? Como?

A identificação do circuito financeiro de circulação monetária.Reter moeda era uma alternativa a acumular outros ativos e a moeda não era apenas uma forma temporária de riqueza.MAS: impossibilidade de definir situações de equilíbrio (sem considerar M e pol. Monetária); Moeda não é só meio de troca mas reserva de valor;Moeda em econ. Monetária torna-se ativo que acalma inquietações dos agentes e lhes dá um premio de liquidez.Moeda não é véu. Ela afeta os motivos e as decisões dos agentes.

2- Porque uma economia monetária, segundo Keynes, não permitia definir posições de equilíbrio?

Porque se o agente decidisse guardar poupança na forma de moeda (riqueza não reprodutível) haveria insuficiência de demanda efetiva. Por ser alternativa de manter riqueza, frente à acumulação de capital, no caso de incerteza, reter moeda é RACIONAL e a moeda AFETA. Fica não neutra.

3- Que papéis a moeda desempenha, que retorno ela proporciona e que conclusão Keynes extrai daí?

Papel duplo de meio de pagamento e forma de riqueza (não é apenas meio de troca mas também reserva de valor). Retorno não é pecuniário, mas na forma de um prêmio de liquidez, o maior entre os ativos.

Keynes conclui que a moeda torna-se um ativo.

4- Relacione o futuro, a incerteza e a moeda.

Economia monetária é cheia de incertezas, por conta das decisões e comportamentos que dependem de outros agentes. A moeda acalma inquietações por ser liquidez por excelência. Moeda assegura maior segurança e flexibilidade, quando agentes tem muita incerteza. Manter moeda mantém opções abertas frente ao futuro. Incerteza não é risco, já que trata de fenômenos que não têm qualquer base científica para formar cálculos.

5- O que pode acontecer se a poupança não é gasta em bens de capital? Que conclusão pode-se extrair desse fato?

Se a poupança não for gasta em bens de capital, pode ser usada em riqueza não

reprodutível e tornar a demanda efetiva deficiente. Logo, a moeda não é neutra nem no curto nem no longo prazo, já que ela afeta posições de equilíbrio (bens produzidos não serão vendidos/comprados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com