TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração financeira

Resenha: A administração financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 2

A administração financeira é um dos fatores mais importantes dentro de uma empresa, pois para micro e pequenas empresas é difícil à elaboração por falta de planejamento. Tem como o principal objetivo para as empresas o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros.

Uma das funções principais de uma administração financeira é a parte do fluxo de caixa que cuida diretamente do dinheiro relacionado às entradas e saídas de caixa, neste sentido para realização de tais atividades é literalmente necessário ter o conhecimento da adm. caixa e de onde esta diretamente ligada ao ciclo operacional.

As atividades empresariais relacionadas à área financeira Operacional trabalham de acordo com o ramo de atividades da empresa, e visa proporcionar através de operações viáveis um retorno desejado pelos acionistas, elas refletem o que acontece na Demonstração de Resultado do Exercício. As decisões de investimentos do administrador financeiro determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa. Essa atividade diz respeito ao ativo da empresa. A combinação refere-se ao total de recursos aplicados em ativos circulantes e em ativos permanentes. Estabelecidas essas metas, o administrador financeiro deve fixar e procurar manter alguns níveis de qualidade para cada tipo de ativo circulante. Deve também decidir quais são os melhores ativos permanentes a adquirir, e saber quando os ativos existentes precisam ser modificados, substituídos ou liquidados.

As atividades de Investimentos são executadas em decorrência das aplicações de recursos. As atividades de investimentos costumam ser classificadas no Balanço Patrimonial, na conta Investimentos, por exemplo: compras de maquinas e equipamentos, aplicações financeiras de curto e longo prazo.

As atividades de Financiamentos refletem as decisões tomadas diante das atividades operacionais e de investimentos. As contas de financiamento costumam ser classificadas no passivo financeiro (circulante ou ELP) e no Patrimônio Líquido.

As atividades de Política Cambial tem como instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países, está fundamentalmente baseada na administração da taxa de câmbio e no controle das operações cambiais. A atuação do Governo sobre essa taxa, com mecanismos que podem valorizá-la ou desvalorizá-la, afeta diretamente as exportações, importações e o movimento internacional de câmbio financeiro.

A política cambial deve ser cuidadosamente administrada no que tange ao seu impacto sobre a política monetária. O desempenho muito forte nas exportações gera um efeito monetário pelo ingresso de divisas, a conversão da moeda estrangeira para reais implica na expansão da emissão de moeda que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com