TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atividade prática supervisionada

Tese: A atividade prática supervisionada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Tese  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 6

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e 1ª Série Empreendedorismo

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Edna de Almeida Rodrigues Faculdade Anhanguera de Matão

CST em Comércio Exterior - 1ª Série - Empreendedorismo

Edna de Almeida Rodrigues

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.  Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.  Caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética..  Atenção às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos, analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição.

Produção Acadêmica  Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 4.  Plano de Negócios na Etapa 3.  Apresentação final em Power Point na Etapa 4.

Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:  organizar-se, previamente, em equipes de 5 a 7 participantes;  entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e  observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

CST em Comércio Exterior - 1ª Série - Empreendedorismo

Edna de Almeida Rodrigues

Pág. 3 de 7

DESAFIO

Por meio deste desafio, o grupo deverá elaborar um plano de negócio de uma empresa fictícia, cujo segmento e demais características serão escolhidas pelos próprios alunos. Para tanto, serão realizadas pesquisas de conteúdos para contribuir com as decisões do grupo, que deve procurar simular uma situação real de abertura de um negócio empresarial com possibilidades de sucesso. Ao finalizar este desafio, é esperado que os alunos desenvolvam as competências e habilidades essenciais ao empreendedorismo, a partir de decisões criativas, embasadas em análises de possíveis cenários. Com isso, as competências evidenciadas poderão contribuir com o exercício profissional futuro, atuando como Gerentes, Diretores ou como Empresários.

Objetivo do desafio Elaborar um Plano de Negócios.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas )

 Aula-tema: Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.

Esta atividade é importante para que você compreenda a definição de Empreendedorismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com