TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição de foco estratégico

Relatório de pesquisa: A definição de foco estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: Planejamento e controle da produção

1) Caracterize e apresente os principais aspectos que definem as fases que antecedem o planejamento. (a partir da pág. 07).

FASE 1: Definição do Foco Estratégico

O foco estratégico têm como objetivo definir a posição da empresa no mercado. Pode ter o foco competitivo no diferencial ou no custo.

FASE 2: Projeto do Produto

Após a empresa ter definido a forma em que irá competir, a fase seguinte é projetar produtos direcionados para atender esses clientes. O Processo de Desenvolvimento do Produto (PDP) se inicia com a definição das funcionalidades que o produto deverá ter, com a avaliação de riscos na produção do produto e sua comercialização, na tecnologia necessária para sua idealização e na produção e os demais recursos necessários para o desenvolvimento do produto.

Com todas as informações em mãos, o próximo passo é a definição das especificações técnicas, em que serão detalhados os desenhos iniciais. Uma vez que o projeto é aprovado, passa-se para a especificação dos componentes empregados, a definição do roteiro de produção e as especificações dimensionais. A fase seguinte é a produção de um lote piloto. Se o piloto for aprovado, o processo está liberado para produção em escala.

FASE 3: Padronizar o Fluxo do Processo e as Atividades

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para mapear ofluxo de produção, tais como: Diagrama do Processo ou Roteiro de Produção, Fluxograma e Diagrama Homem Máquina. Vamos estudar cada conceito separadamente.

Diagrama de Processo

O diagrama de processo descreve a sequência do processo, da matéria prima ao produto acabado, passando por todos os postos ou centros de trabalho. O centro de trabalho é o local onde os recursos são agrupados para a realização de uma ou mais operações. O centro de trabalho pode ser uma célula de manufatura, uma máquina, um setor ou qualquer outro tipo de agrupamento.

Fluxograma

Os Fluxogramas de Processo combinam técnicas e conceitos de elaboração com o objetivo de criar uma representação gráfica ilustrativa da forma como a organização funciona. Os fluxogramas se configuram como uma das formas mais utilizadas para representar processos de trabalho. Um fluxograma mostra a lógica de um processo, isto é, indica a sequência em que cada etapa deve ser executada, além de enfatizar os passos individuais e suas conexões. As conexões entre as etapas, que determinam uma ordem de execução, são representadas por meio de setas. Entre os vários usos dos fluxogramas, podemos destacar:

Identificação das falhas processuais; Visualização gráfica do fluxo do processo; Identificação dos principais grupos de atividades; Verificação e aprimoramento do processo decisório; Identificação de possíveis problemasde comunicação e definição de responsabilidades; Retrabalhos; Inserção de metodologias de medição e dos resultados de cada atividade

Diagrama Homem - Máquina

O Diagrama Homem- Máquina é uma representação gráfica que pretende visualizar as atividades de um ou mais operadores, trabalhando em uma ou mais máquinas. Cada atividade é representada por um símbolo.

As atividades independentes são aquelas que um operador pode executar sem necessitar de outro e sem a necessidade da máquina. Quando a máquina executa uma atividade sem a necessidade do operador, esta também é uma atividade independente. As atividades combinadas são aquelas que necessitam tanto do operador como da máquina para serem executada. A espera é o momento que o operador ou a máquina estão aguardando a finalização de uma atividade independente para dar sequência ao processo.

Procedimento Operacional

O Procedimento Operacional é uma ferramenta que ajuda na definição da forma de execução do processo. Cada atividade, no procedimento, deve ser detalhadamente descrita. São vários os campos que podem estar presentes neste documento, cada qual com uma finalidade definida. Nas fábricas, é comum o procedimento escrito conter fotos das operações e a descrição de qual mão deve ser utilizada para realizar a operação. De forma geral, o procedimento é utilizado para que uma operação possa ser executada comuma qualidade definida em um tempo predeterminado.

FASE 4: Análise de Tempos

A análise de tempos pode ser feita utilizando tabelas com tempos já determinados ou com o uso de ferramentas de medição, como o cronômetro. O cálculo da duração da atividade com cronômetro é realizado por meio de coletas de tempos. É realizada uma determinada quantidade de coletas e depois é calculada a média, esse é o tempo real. Se esse for o tempo de um operador médio e treinado, consideramos como sendo o Tempo Normal.

Durante um dia de trabalho, qualquer atividade desgasta a pessoa que a executa, quanto mais esforço o funcionário realiza, maior a sua fadiga. Assim, devemos considerar um percentual de tempo a ser somado no tempo normal. O percentual excedente é denominado Fator de Tolerância (FT) ou descanso e, uma vez acrescido no TEMPO NORMAL, temos o TEMPO PADRÃO. Esse é o tempo em que a tarefa deve ser realizada em média, durante um dia de trabalho.

FASE 5: Análise da Capacidade em Função do MIX

Cada operação possui um tempo padrão. Cada produto pode demandar uma sequência de operações, cada qual com seu tempo padrão. Dependendo do produto que está sendo produzido irá ser utilizada uma capacidade de produção.

2) Considerando os aspectos que envolvem a escolha do posicionamento estratégico, diferencie Foco em Custo e foco em Diferenciação ou Nível de Serviço.

No focoestratégico no diferencial, a empresa procura ser a melhor em seu ramo em relação a dimensões valorizadas pelos clientes. Isso pode ocorrer pelos meios da diferenciação que podem ser baseados no próprio produto (design, desempenho), no mix (varidade, personalização), nos serviços (assistência pós-venda, presteza), no sistema de entrega (pontuação, rapidez) ou na extratégia de marketing (inovação, marca) adotada. A competição por diferenciação acarreta em mais atividades e em custos mais elevados. Tais custos devem ser menores do que o valor proporcionado ao cliente.

Já o foco em custo, o custo são mais baixos. A empresa deve produzir em alta escala, utilizar tecnologia de ponta, possuir acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com