TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico

Relatório de pesquisa: A diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 7

e crescimento

Muita gente confunde os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico.

Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado a melhoria do bem estar da população.

Como se mede o desenvolvimento? Através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc. Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. O IDH varia entre 0 e 1, numa analogia grosseira: o IDH do Inferno seria 0 e o IDH do Paraíso seria 1. Alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suécia possuem IDH próximos a 0,95 (quase o paraíso!), enquanto que muitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6.

Países ricos, tendem a ser mais desenvolvidos, no entanto crescimento não garante o desenvolvimento conforme trecho da reportagem abaixo:

Para o autor bresser esta distinção causa uma confusão e não um esclarecimento do tema abordado, considerando o desenvolvimento e o crescimento como expressoes sinonimas.

Podemos afirmar que existem circunstancias nas quais o crescimento da renda per capita não envolva transformações. É o caso de países cuja renda per capita cresce devido a exploração de recursos naturais de que esse pais é muito bem dotado. O crescimento da renda per capita gera mudanças estruturais na economia e na sociedade.

A distinção de crescimento e desenvolvimento economico só faz sentido no ponto histórico, a partir de uma perspectiva teórica que supõe possivel e frequente aumento da renda per capita sem mudanças profundas na sociedade.

CRESCIMENTO DA RENDA PER CAPITA SEM DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.

O desenvolvimento economico que vem ocorrendo na china em 25 anos está transformando um país altamente igualitário em um país desigual.

porque os

salários médios dos trabalhadores estão de qualquer forma crescendo e milhões de pessoas

estão saindo da pobreza. Na China, por exemplo, vem ocorrendo forte concentração da renda,

mas mais de 300 milhões de pessoas ultrapassaram a linha de pobreza. Na verdade, quando

pensamos no desenvolvimento econômico, pensamos em processos econômicos como este

que que vem acontecendo na China. Se considerarmos que não houve desenvolvimento

econômico em períodos como o do último quarto de século na China mas apenas crescimento

econômico, o conceito de desenvolvimento econômico deixa de ser historicamente relevante e

perde significado.

Definido o desenvolvimento ou o crescimento econômico nestes termos restritivos, a melhor

maneira de medi-lo continua a ser a do crescimento da renda per capita. Ainda que o IDH

calculado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – seja uma

contribuição importante, ele é antes um índice de nível de desenvolvimento do que um índice

de crescimento, não podendo ser usado para medir taxa de desenvolvimento econômico,

enquanto que a renda per capita permite.

1.0-Crescimento econômico

Crescimento econômico entende-se o aumento continuo do produto nacional em termos globais ou per capita ao longo do tempo, este critério implica também numa melhor eficiência do sistema produtivo. O crescimento da produção e da renda decorre de variações na quantidade e na qualidade de dois insumos básicos: capital e mão-de-obra.

O conceito de crescimento econômico assenta em modificações quantitativas do sistema produtivo num processo de longo prazo, que contam em si processos de desenvolvimento econômico, ou seja, modificações qualitativas. Nem sempre o crescimento dá lugar ao desenvolvimento, mas havendo desenvolvimento inevitavelmente terá havido crescimento. Por sua vez, este só é possível e faz sentido se os obstáculos estruturais tiverem sido previamente ultrapassados as transformações quantitativas em dado momento dão origem a modificações qualitativas, da mesma maneira que modificações qualitativas conduzem em certas épocas ou períodos a modificações quantitativas.

Neste sentido, as fontes de crescimento são:

aumento na força de trabalho, aumento no estoque de capital,melhoria na qualidade de mão-de-obra,melhoria tecnológica,eficiência organizacional .

Uma nação estruturada é uma base geográfica com uma população economicamente ativa ou não, delimitada com as outras partes institucionais, que formam outros países, com organizações diferentes, e com problemas semelhantes, mas, com maneiras distintas de resolução. Dentro deste contexto de delimitação, os territórios crescem, tanto em termos de população, como em termos de produção; pois, o contingente populacional crescendo, deve existir uma contra partida de produção, para suprir a esse povo que necessita de alimentação. Da mesma forma que a população cresce, e a produção devem aumentar também elas podem decrescer de maneira igual, ou desigual; ou até mesmo só um cresce, ou decresce e o outro fica parado, ou como se diz normalmente, estável. Esse processo de crescer e/ou decrescer é o que constitui a teoria do crescimento econômico e social, muito polemizado na atualidade.

2.0-Desenvolvimento econômico

A idéia do desenvolvimento econômico necessariamente se liga a processos dinâmicos que representem rupturas das condições econômicas vigentes. Como os processos de ruptura pressupõem alguma forma de acumulação de capital que a financie, o fenômeno do desenvolvimento está relacionado com as economias capitalistas.

O processo de desenvolvimento econômico supõe que ajustes institucionais, fiscais e jurídicos são necessários, incentivos para inovações e investimentos, assim como fornecer condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com