TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  1.388 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ANTONIO MARCOS AZEVEDO RODRIGUES – 1191354

ATIVIDADE 6ª SEMANA

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Tutora Raquel Daffre de Arroxellas

VITÓRIA - ES

2017

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Tutor: Raquel Daffre de Arroxellas

R.A.: 1191354

Aluno: Antonio Marcos Azevedo Rodrigues

Turma: DGEFL1502VITA0S

ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE

A atividade deve seguir obrigatoriamente a seguinte formatação: margens esquerda e superior: 3,0 cm/margens direita e inferior: 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5.

Atividades com plágio não zerão aceitas (veja os critérios de correção no quadro síntese, disponível na ferramenta material).

ATIVIDADE

De acordo com os conteúdos estudados na Unidade 1, e consultando somente o Caderno de Referência de Conteúdo, responda às seguintes questões:

QUESTÃO 1: Como você define desenvolvimento?

RESPOSTA: O desenvolvimento possui muitos significados. Em primeiro lugar, o termo é entendido como evolução, o crescimento e a mudança de um objeto, pessoa ou situação específica em condições determinadas. O desenvolvimento é a condição evolutiva que sempre possui uma conotação positiva já que implica num crescimento ou passo para etapas ou estágios superiores. Ter a noção do desenvolvimento desencadeia uma noção que poderá servir para pessoas, coisas, situações, e fenômenos de variados tipos (BARRETO, 2014).

Segundo Corbin (1973) no seu estudo do desenvolvimento é necessário ter-se o conhecimento geral que é importante e auxilia no aprendizado do desenvolvimento motor. É de suma importância ter o conhecimento sobre o desenvolvimento e suas fases, rudimentar, reflexo entre outras.

QUESTÃO 2: Quais as relações por você percebidas entre desenvolvimento, aprendizagem e crescimento?

RESPOSTA: Eu Percebo que a aprendizagem como o crescimento esta no contexto do desenvolvimento interligando no processo evolutivo humano, suas experiências vividas e suas lembranças contribuindo para sua aprendizagem motora, sensorial entre outros. Já o desenvolvimento é um processo continuo evolutivo por estagio que compreende a transformação na parte corporal biológica definida como crescimento e de forma interna neural com mudanças de comportamentos nos fatores externo compreendida como aprendizagem (BARRETO, 2014)

QUESTÃO 3: Como você relaciona as diferentes teorias da aprendizagem com a sua futura prática docente?

RESPOSTA: Com a teoria da aprendizagem, aprendemos a criar uma forma melhor de se adaptar, de aprender como deve ser feita a forma correta e também a forma errada para um bom aproveitamento do conhecimento. Em atividades físicas será muito importante a aprendizagem motora e a cognitiva, gerando também um bom convívio no meio social e afetivo. Todos os processos de desenvolvimento e de aprendizagem humanos são necessários para avaliar as diferenças individuais de cada aluno, proporcionando um trabalho de maior qualidade (BARRETO, 2014).

QUESTÃO 4: Como o processo educativo formal (aquele efetuado na escola) pode interferir no processo de desenvolvimento?

RESPOSTA: Nós como educadores precisamos ser a diferença, auxiliar o aluno em suas escolhas e não escolher por ele. O desenvolvimento pode ser atrasado quando essa educação formal acaba empurrando o aluno contra regras e muita autoridade. A curiosidade pode ser inibida, e as perguntas podem ficar contidas com medo de ter problemas com os professores ou por medo de errar, os alunos ficam quietos e não tentam coisas novas, assim, poucos desenvolvem sua criatividade e seu senso crítico.

QUESTÃO 5: “Dividir” o processo de desenvolvimento em fases ou períodos dificulta ou facilita seu entendimento? Por quê?

RESPOSTA: Facilita o entendimento por explicar as vantagens e as desvantagens de cada período da vida, assim como, às características físicas e mentais que todos passam ao longo do seu desenvolvimento. Vamos explicar com detalhes cada fase, poderemos focar nosso estudo em uma determinada fase e obter todas as informações referentes a esse período, como exemplo: o pré-natal que proporciona um acompanhamento à saúde do bebê desde sua concepção; a adolescência que é uma fase de grandes mudanças físicas e, sociais e psicológicas; e a terceira idade, onde o ser humana chega aos 65 anos de idade, e embora tenha boa saúde, ocorre um declínio das capacidades físicas, do metabolismo, problemas cardiovasculares se agravam, acontece uma mudança no estilo de vida e visitas ao médico se tornam muito frequentes na terceira idade (BARRETO, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (356.2 Kb)   docx (143.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com