TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A economia entre 1960 e 1985 e seus problemas inflacionários

Seminário: A economia entre 1960 e 1985 e seus problemas inflacionários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

A economia entre 1960 até 1985 e suas conturbações inflacionárias

A sociedade brasileira, principalmente os mais pobres viveram um período de muita repressão, uma vez que o país foi governado pelos militares durante vinte anos

ECONOMIA

O plano de metas era voltado, para a industrialização acelerada e para a realização das obras de infra-estrutura. Em razão disso JK definiu cinco grandes áreas em que seu governo prometeu investir dinheiro público: energia, transportes, alimentação, indústrias e educação.

De fato durante o governo JK, ocorreu um grande aumento da produção industrial, principalmente no setor de bens de consumo duráveis, como automóveis geladeiras fogões etc.

Entre 1955 a 1961, a produção industrial cresceu 80% ( descontada a inflação), com a percentagens mais altas registradas pelas indústrias de aço ( 100%), indústrias mecânicas ( 125%) indústrias elétricas e de comunicação ( 380%) e indústrias de equipamentos de transportes ( 600%).

O governo Médici ( 1969/74) foi mais repressivo da história brasileira. Qualquer pessoa suspeita de ser subversiva podia ser detida, torturada e morta sem que a família soubesse.

O MILAGRE ECONÔMICO

Durante o governo Médici a economia brasileira cresceu em torno de 10% ao ano, uma das maiores taxas da história do capitalismo. O ministro da Fazenda, Antônio Delfim Neto conseguiu empréstimos volumosos no exterior e atraiu capitais estrangeiros, concedendo-lhes facilidades para atuar no Brasil.

A RECEITA DO MILAGRE

O ministro da Fazenda, Delfim Neto, dizia ser preciso fazer o bolo crescer e só depois pensar na divisão. Uma das formas usadas foi comprimir os salários dos trabalhadores.

O FIM DO MILAGRE

EM 1973, último ano do governo Médici, por motivos internos e externos o ‘milagre econômico’ começou a dar sinais de esgotamento.

Fonte (Coleção História Sociedade & Cidadania – Alfredo Boulos Junior)

Década de 1980

O marco cronológico é, portanto, os anos de 1981 e 1985. O ano de 1981 distinguiu-se pela fundação da Revista de Economia Política.

A década de 1980 foi consagrada na historiografia como marco de intenso processo de estagnação econômica acompanhado de elevadas taxas de inflação, fruto do esgotamento das estratégias desenvolvimentistas, que agravava o quadro de concentração de renda e de aprofundamento das desigualdades sociais.

Decorrente desta constatação, a inflação transcende sua dimensão tipicamente monetária, generalizando-se como fenômeno que passa a estar presente nos países centrais e não mais restrito à esfera do sistema econômico dos países subdesenvolvidos.

Fonte: Economia e Democracia na Revista de Economia Política (1981-1985)

Francisco das Chagas acadêmico de Jornalismo da faculdade Rsá

Postado por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com