TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura de mercado

Tese: A estrutura de mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Tese  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  1.328 Visualizações

Página 1 de 4

1) A estrutura de mercado engloba as características que influenciam no tipo de concorrência e na formação de preços. Essas características são :

Número de firmas produtoras no mercado, ou seja, grau de concentração de vendedores e compradores, isto é, número e tamanho de cada um no mercado. Acredita-se que uma indústria é (altamente) concentrado quando apenas quatro firmas detêm 75% ou mais da produção e do mercado de um determinado produto. Nesses casos, tende haver um grau de eficiência aquém do desejado, porque as empresas procuram alocar os recursos de modo ineficiente, por meio da interferência direta no funcionamento do sistema de preços.

Grau de diferenciação do produto, ou seja, grau em que um produto vendido no mercado é considerado diferente ou não homogêneo pelo compradores. Costuma-se dizer que a empresa de sucesso é aquela que consegue produzir barato algo diferenciado.

c) Grau de dificuldade ou barreiras para entrada ( de novas firmas) no mercado. As condições de entrada são definidas como aquelas situações de mercado que afetam a oferta potencial de empresas rivais desejosas de entrar na indústria, e a facilidade de entrada é um outro importante fator que influencia a competição. Em princípio, as barreiras de entrada podem ser medidas pelo preço mais elevado acima do custo que a firma pode cobrar, sem que haja o ingresso de novas firmas no mercado.

No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três caraterísticas, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

2) A curva de demanda do mercado e a curva de demanda da firma, em situação de monopólio, é uma só. Enquanto uma firma, em um mercado competitivo (concorrência perfeita), pode vender toda a sua produção pelo mesmo preço, o monopólio pode aumentar as vendas se reduzir o preço de seu produto e se reduzir a oferta poderá aumentar o preço. Assim, a receita marginal do monopolista e a demanda são duas curvas diferentes, e são as causas principais da alocação ineficiente de recursos nesse tipo de mercado.

3) Oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, como a industria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas.

Cartel é um acordo implícito ou explícito de produtores dentro de um setor que determina a política de preços para todas as empresas que ela pertencem. Muitas vezes, costumam-se adotar uma politica de preços comum, agindo como monopolista.

Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país, por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes do produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos.

Truste é a formação de um oligopólio na qual leva a fusão e incorporação envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para construir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos ou serviços.

Essas teorias interferem na liberdade de escolha do consumidor, segundo a quantidade e preço, ou seja, se uma determinada firma estava produzindo a quantidade q_o, a qual vinha sendo vendida ao preço p_o durante algum tempo, a firma pode geralmente esperar as seguintes reações a uma mudança de preço:

Se aumentar o preço do seu produto, as concorrentes não elevarão seus preços. A resposta quantitativa( decréscimo na quantidade vendida) ao preço majorado será uma função do grau de diferenciação se seu produto.

Se baixar preço do seu produto, as firmas concorrentes tenderão também reduzir seus preços.

3) A fonte básica de monopólio é a presença de barreiras que praticamente impeçam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com