TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFIQUE A ESTRUTURA DE MERCADO NA QUAL A COCA-COLA

Projeto de pesquisa: IDENTIFIQUE A ESTRUTURA DE MERCADO NA QUAL A COCA-COLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  2.856 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

No texto “The Coca-Cola Company” fácil foi identificar a abordagem da Teoria da Administração !! utilizada, bem como suas características. Usa-se a abordagem neoclássica, que não vem a ser uma nova abordagem, mas sim a junção de conceitos, ideias e pressupostaos já existentes em outras escolas de administração, tais como a escola clássica e a escola de relações humanas. Ainda temos uma teoria estruturalista mista, que consideram o informalidade e a formalidade. Ainda, mostra que a organização passa por uma reestruturação radical dentro da abordagem moderna, o processo de reengenharia.

O texto nos possibilita navegar pela matemática financeira, usando cálculos muito aplicados na prática atual de mercado. Temos também análise do caso, com embasamento econômico, identificando o tipo de mercado na qual a Coca-Cola está inserida. Podendo com isso identificar se há e quais são os obstáculos que outras empresas poderiam encontrar ao tentar adentrar esse mercado. E indo ainda mais além, fazemos um estudo de como a Coca-Cola se mantém viva na mente de seus consumidores, bem como quais são os concorrentes da mesma em nossa região.

Na área contábil é mostrado um caso muito próximo à realidade, onde se torna possível analisar e entender o balanço patrimonial de uma empresa, bem como entender sua a vida financeira estudando apenas um relatório contábil (DRE).

2) QUAL A ABORDAGEM MODERNA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II PODE SER APLICADA. JUSTIFIQUE A RESPOSATA.

O estudo da Coca-Cola mostra que a organização está passando por uma reestruturação muito grande, voltada mais para a abordagem moderna da Reengenharia. A reengenharia é necessária justamente quando uma empresa percebe que seus concorrentes estão em vantagem competitiva, quando querem adentrar novos mercados e precisam reformular suas estratégias. A Coca-Cola aplica a reengenharia ao fazer mudanças altamente impactantes na organização como por exemplo descentralizando as funções operacionais de marketing em todo o mundo para dar mais autoridade aos administradores locais, cortando custos drasticamente, eliminando 6 mil empregos, dispensando a agência de propaganda interna e redirecionando o foco anterior de venda de produtos licenciados em lojas de varejo para espaço cibernético, dentre outras mudanças (Rothman, pag.189).

7. IDENTIFIQUE A ESTRUTURA DE MERCADO NA QUAL A COCA-COLA ESTÁ INCLUÍDA E JUSTIFIQUE O PORQUÊ ELA ESTÁ NESSA ESTRUTURA.

A Coca-Cola está inserida num mercado classificado de Concorrência Monopolística: trata-se de uma estrutura intermediária entre a concorrência pura e o monopólio, porém não se confunde com o oligopólio, por haver um número relativamente grande de empresas que participam do mercado. Há um número grande de ofertante e o produto de cada um deles se apresenta de alguma forma, diferente. Como se tem um número elevado de vendedores, as ações de um deles não interferem de forma significativa no preço ou na quantidade vendida pelos demais.

A Coca-Cola por ser uma empresa que concentra seu produto em um maior número possível de países, tem uma estrutura organizacional muito forte, trabalha pesado em propaganda e fortalece cada vez mais sua marca. Isso é um obstáculo para as demais empresas entrarem em um mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com