TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do preço final do produto

Artigo: A formação do preço final do produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Artigo  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 2

Passo 2

A principal ideia contida nos vídeos e no texto sugerido é a formação do preço final do produto, tudo aquilo que é adicionado ao valor para que os custos e despesas da empresa, fixas ou não, possam ser cobradas de maneira adequada, levando em conta o preço dos concorrentes de mesmo segmento de mercado e também as necessidades da organização, sabendo apresentar ao cliente um produto diferenciado sem se esquecer de um preço razoável que seja competitivo perante os demais concorrentes.

Isso tudo é o resultado de um bom planejamento estratégico da entidade, que englobe tudo aquilo que possa influenciar na venda do produto, como salário de funcionários, despesas (água, luz, telefone, aluguel, etc). Esses foram exemplos de despesas fixas, isso significa que se durante o mês, a empresa obtendo lucro ou não, elas deveram ser pagas normalmente. E não podemos deixar de citar as despesas variáveis, como os impostos, comissões, etc.

Desta forma, a empresa precisa primeiramente de um bom administrador, que possua uma visão estratégica, que conheça a fundo o ramo e a organização por inteira, para que possa ser estabelecido um preço justo aos seus produtos, estando à frente dos demais concorrentes e consequentemente aumentando gradativamente seus lucros.

Segundo estudos da consultoria [1]KMPG, o Brasil é o país mais caro para se fazer negócios dentre os países emergentes e exibe custos similares aos das principais economias maduras. Comparado aos EUA, no Brasil o custo de se fazer negócios é apenas 7% mais barato, porém a carga tributária brasileira é 43% mais cara. Mostrando o quanto a carga tributária no país é grande e o quanto isso pode ser um ponto negativo de novas empresas se instalarem em nosso país.

No ramo de celular, qual nós estamos levantando um estudo, podemos destacar vários custos para a montadora ou fabricante. Podemos destacar custos com as matérias-primas e insumos, com a importação, afinal a maioria dos produtos utilizados nos celulares é de origem estrangeira, custos com funcionários, encargos trabalhistas, manutenção de máquinas e equipamentos, manutenção predial, custo de entrega das mercadorias, impostos sobre as vendas e despesas gerais da empresa como energia, água, telefone, aluguel, materiais de uso ou consumo dentre tantos outros custos que estão envolvidos no processo de fabricação ou montagem do celular.

Para classificarmos esses custos de forma monetária elaboramos uma planilha com o custo médio mensal de cada item.

Pegamos como base a empresa Foxconn II situada no interior de SP, na cidade de Jundiaí, e uma matéria feita pela “INFO Abril” onde revelou com funciona tal empresa. Segundo as informações de tal matéria a empresa emprega cerca de 3 mil funcionários e fabrica em torno 900 iPhones por turno de oito horas de jornada de trabalho. A empresa tem três turnos por dia, conclui-se que são fabricados em torno de 2700 celulares por dia totalizando 81000 celulares por mês, em média.

Um estudo acerca do valor de insumos de celulares feita pelo site Tecmundo nos mostra que para cada iPhone 4 são gastos R$ 194,25. (vide anexo) Esse valor vezes o número de celulares fabricados no mês chegamos ao valor indicado na planilha.

Para chegarmos num valor médio de importação encontramos na internet uma calculadora de impostos de importação, onde fez os cálculos e chegamos a tal valor indicado.

Como já mencionado anteriormente a empresa emprega cerca de 3 mil funcionários. Para chegarmos numa média de valor pegamos como base o salário publicado na Cláusula 5º da convenção coletiva 2011-2013 do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos e da Federação dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do estado de São Paulo de R$ 1.102,00. Sabemos que cada função tem seu salário em específico, porém dificultaria nossos estudos se fossemos analisar de forma aprofundada. Os encargos trabalhistas, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (Dieese) o peso dos encargos sociais correspondem a 25,1% sobre a remuneração total do empregado.

Uma empresa como a Foxconn necessita de máquinas e equipamentos estrangeiros, principalmente Chineses e a manutenção desses equipamentos devem ser altas. Um número fictício desse valor, em nossas concepções, seria uns 5.000,00 mensal.

O restante dos valores são fictícios. Por conta de estarmos analisando uma indústria de difícil acesso de dados e um tanto quanto reservada.

2.1 PLANILHA DE CUSTOS

|Custo |Valor por mês |

|Matérias-primas e Insumos |15.734.250,00 |

|Importação |51.132.536,28 |

|Funcionários |3.306.000,00 |

|Encargos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com