TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função financeira da organização

Artigo: A função financeira da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA Dcompetitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Assim, a função financeira é um dos pilares de sustentação de toda e qualquer organização; uma vez bem administrada possibilita investimentos e a perenidade dos negócios.

2. DESENVOLVIMENTO.

2.1. CONCEITO DE ORÇAMENTO E A SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO.

2.1.2. CONCEITO DE ORÇAMENTO.

É o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado. Orçamento é a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. Podem-se abranger aspectos financeiros e não financeiros desses planos e funciona como um projeto para a empresa seguir no período vindouro.

É uma atividade de natureza econômico-financeira que parte da determinação e da análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes, para realizar uma projeção das responsabilidades futuras de desempenho da empresa como um todo. Conceituando mais detalhadamente, orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável.

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc. Em um orçamento os custos mensais não poderão exceder a quantia prevista, caso contrário, a empresa vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda a empresa atingir as metas pré-estabelecidas e controlar o desenvolvimento econômico da mesma.

3. AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO.

As empresas se beneficiam muito de um programa orçamentário. Embora as empresas possam obter certo grau de sucesso sem orçamentos, elas jamais atingirão as alturas a que poderiam chegar com um sistema coordenado de orçamentos. Entre esses benefícios contam-se os seguintes:

1. Os orçamentos fornecem um meio de transmitir os planos da administração a toda a organização.

2. Os orçamentos forçam os gerentes a pensar no futuro e planejá-lo. Na falta da necessidade de fazer orçamento, vários administradores gastarão seu tempo cuidando das situações do dia-a-dia.

3. O processo orçamentário proporciona um meio de alocação dos recursos às partes da organização em que eles podem ser empregados de maneira mais eficaz.

4. O processo orçamentário pode revelar potenciais gargalos antes que eles ocorram.

5. Os orçamentos coordenam as atividades de toda a organização, por meio da integração dos planos das diversas partes. A elaboração do orçamento ajuda a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com