TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A implantação da Fabrica da Fiat na cidade de Goiana-PE

Por:   •  1/3/2016  •  Seminário  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 3

A implantação da Fabrica da Fiat na cidade de Goiana-PE, foi marcada por diversos acontecimentos que antecederam sua implantação. O projeto inicial de implantação da indústria automobilística, tinha como localização de implantação a zona industrial de Suape, toda via esta não apresentava todas as condições necessárias para a implantação, até que o governo do estado apresentou a proposta da troca de localização de Suape por Goiana, tendo esta última aprovação. De acordo com a revista Automotive Bussines (2015), o terreno pantanoso da região onde inicialmente a planta da Fiat seria erguida, exigiria investimentos pesados nas fundações dos prédios e, também não havia espaço suficiente para a instalação de um campus de provas nem do parque de fornecedores. De acordo com a notícia publicada no site do Auto Esporte (2011), a causa da transferência, foi à possibilidade de utilização de um terreno continuo e plano de 14 milhões de m², onde com as novas instalações em Goiana, a capacidade de produção poderia ser ampliada de 200 mil veículos por ano para 250 mil, devido ao melhor entrosamento entre a fábrica e alguns fornecedores locais. Para Frota (2013) essa mudança de localização foi muito importante para a distribuição espacial do desenvolvimento econômico pernambucano, uma vez que irá movimentar a região da Zona da Mata Norte, onde o terreno doado pelo estado é maior e oferece opção de reunir numa mesma área todo o seu complexo polo automotivo, composto pela fábrica, parque de fornecedores, centro de treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas.

Conforme afirma Fontes (2011), a instalação da montadora Fiat no Nordeste brasileiro foi condicionada a incentivos federais, em movimento parecido ao da Ford quando do investimento na fábrica de Camaçari no estado da Bahia. De acordo com a revista Automotive Bussines (2015), os incentivos federais concedidos à empresa Fiat, foram conseguidos no apagar das luzes de 2010, já no mês de dezembro, quando o governo aprovou sob medida para o projeto da Fiat no Brasil a extensão, até 2020, do Regime Automotivo do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que entre outros benefícios quase que isenta de IPI os veículos fabricados na região. Nesse sentido Fontes (2011), relata que poucos dias antes do anúncio da montadora, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto 7.389/2010, que prevê que empresas do setor automotivo instaladas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país e apuram IR pelo regime do lucro presumido poderão utilizar créditos de IPI acumulados para quitar outros tributos federais até dezembro de 2020. Conforme relato do secretário da Fazenda do estado de Pernambuco, Décio Padilha em matéria publicada no site do Governo do Estado, a contrapartida dos cofres estaduais quanto a implantação da Fiat envolveu doação do terreno, terraplanagem e macrodrenagem, construção de acessos viários, linha de transmissão e subestação, além da construção do pátio de veículos de Suape.

Referências

Auto Esporte. Fiat transfere construção de fábrica em PE de Suape para Goiana. Disponível em:<http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/08/fiattransfereconstrucaodefabricaempedesuapeparagoiana>. Acesso em 25de outubro de 2015.

Automotive Business. O estado da arte no polo Jeep. Disponível em: < http://www.automotivebusiness.com.br/revistasabpdf/AB_JEEP2015.pdf>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com