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ANALISE DA ANTIGA FABRICA DE CERA DE CARNAUBA DA CIDADE DE GRANJA-CE COM BASE NOS CONCEITOS DE ALOIS REIGL E CESARE BRANDI

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

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Analisando o patrimônio cultural escolhido com base nas idéias dos teóricos Alois Reigl e Cesare Brandi, sobre monumentos quanto a sua classificação de estilos, sua importância para o cenário atual e antigo toda sua composição, e como mostrar isso para a importância de restauração.

Iniciando a analise com base na classificação de monumentos de Alois Riegl, o objeto em estudo é definido como monumento histórico pois desempenha um grande valor para a identidade e memória do local e tais valores se classificam em:

  • Rememoração : Pois trata-se de um monumento antigo, no qual seu uso ao qual foi destinado não se desenvolveu  no período atual.
  1. Ancianidade: é caracterizada por manter traços estéticos pertencentes a outra época, no qual o observador pode confirmar essa afirmação através do desgaste causado pelo tempo e a presença de elementos antigos.
  2. Memória: Possui um grande valor ligado a memória pois representa um grande marco no desenvolvimento urbano da cidade no qual foi implantado o monumento, suas atividades industriais empregaram inúmeras pessoas residentes na localidade alem de ter um valor grandioso para a aglomeração urbana da cidade pois se localiza no centro da cidade.

Partindo para o que diz Cesare Brandi propondo uma metodologia de síntese de definições do Patrimônio Cultural, baseado na sucinta reflexão e reconhecimento em obra de arte e todas suas características físicas e suas atuações significativas no campo da estética e da história, temos então essa metodologia desenvolvida no projeto em estudo.

Em uma visão individual do investigador com base em um olhar arquitetônico critico tem-se o reconhecimento do objeto em estudo como obra de arte, pois apresenta em seus elementos estéticos evidencias que traduzem um momento histórico bem definido e evidenciam também  sua funcionalidade formalizando bem o seu uso.

Já em uma perspectiva de outros observadores, o objeto é reconhecido como monumento pelos cidadãos que vivenciaram desde o uso até o seu atual estado por dois motivos, pela memória dos anos em que a fábrica teve seu uso desempenhando por várias pessoas diferentes tipos de ofício caracterizando assim, uma memória de uso e além de uma forte ligação com o centro da cidade que em sua forte e marcante presença se caracteriza como um marco do centro urbano.

Já para visitantes que nunca presenciaram a história da fábrica e o que ela representou para os cidadãos, é que ela ganha o mesmo significado de monumento, pelo estilo arquitetônico que foi empregado nos seus elementos e também pela sua imponência e sua integração a cidade e marcando o cenário com elementos próprios característicos como a chaminé e altura dos seus galpões[pic 1]

Quanto a sua consistência física pode-se observar que sua ordem construtiva é originaria do período de 1920 a 1930 tempos em que a economia cearense desempenhou papel importante na exportação de produtos como algodão e cera de carnaúba, esses materiais são, tijolos de barro sem acabamento (aparente) disposto de forma dobrada gerando paredes largas, telhas de barro tipo colonial, que as mesmas formam o telhado em duas águas , típico da proposta construtiva industrial da época, junto com a estrutura da cobertura todo em madeira, além de outros elementos como o metal usado em portões, além de elementos vazados como cobogós para auxiliar na ventilação dos galpões, se percebe uma presença de tijolos cerâmicos de vedação mais usados nas construções atualmente com ou sem chapisco como acabamento final e a chaminé toda em tijolos de barro aparente.

[pic 2]

Quanto a sua estética a qual define o monumento como obra de arte, a indústria apresenta traços de um movimento industrial moderno que se iniciava no Brasil, esse movimento tem em sua característica principal de sua construção, telhado de duas águas, tijolos aparente e chaminé de tijolos de barro, mas no caso da indústria em estudo, a mesma apresenta traços de um ecletismo, relacionando outros elementos como adornos ogivais nas portas, cimalhas na parte de cima das paredes e elementos metálicos em forma de adorno nos portões.

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