TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da consultoria de negócios em nossos dias

Artigo: A importância da consultoria de negócios em nossos dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Uma das áreas que tem tido um crescimento significativo em auxilio às empresas é a área de consultoria de negócios, que auxilia á eficiência e a eficácia de uma boa administração em diversas áreas da empresa, não só no financeiro como na gestão de pessoas, comunicação, entre outras áreas, pois é feito uma avaliação minuciosa para que a empresa conquiste todo sucesso pretendido.

A Consultoria de negócios tem sido nos dias de hoje um grande auxilio para que as empresas caminhem na direção do sucesso e do crescimento seguro, identificando riscos e diminuindo o fracasso, pois auxilia no planejamento e na execução de uma boa administração.

A empresa que opta por uma consultoria para auxilia-la tem uma maior probabilidade de se manter no mercado competitivo.

Desenvolvimento:

Hoje em dia grande parte dos empresários está mudando sua estratégia empresarial, e a maioria deles descrevem essas mudanças como fundamentais. Esses dados refletem o atual ambiente de negócios em constante transformação. Definir estratégias e objetivos, elaborar e avaliar iniciativas e identificar alternativas para solucionar problemas que podem interferir na execução de um negócio ajudará executivos a fazerem as escolhas certas para alcançar o crescimento almejado.

Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae – SP), 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completarem cinco anos. E uns dos principais motivos que causaram esses fechamentos foram a ausência de um planejamento e deficiência no processo de gestão empresarial. Esse resultado demonstra cada vez mais o quanto é importante para essas empresas contratarem o trabalho de uma consultoria tanto no setor financeiro, de gestão, planejamento estratégico ou de comunicação.

Historicamente foi a partir da década de 1980 que a consultoria empresarial ganhou destaque com a intensificação da globalização, quando a tecnologia de informática se associava com a tecnologia de informações, diminuindo barreiras comerciais e interligando aceleradamente os mercados internacionais.

Nesse sentido, aumentou-se a demanda por serviços de consultoria para as empresas responderem com agilidade às mudanças do contexto global. E nos anos de 1990, com a abertura comercial ocorrida no plano Collor colocou o Brasil em contato com o mundo global, fazendo com que até os dias atuais e futuros as empresas busquem o aperfeiçoamento, criando campos ainda mais propícios para as atividades de consultoria.

Com o surgimento de novas empresas no mercado e com as mudanças aceleradas no mundo dos negócios, a consultoria tem tido papel fundamental para auxiliar no processo de nascimento ou de reformulações de práticas de diversas empresas. Ela também pode ser voltada para a otimização de processos dentro das empresas, tais como melhorar o fluxo de informação na organização, reformular uma política de RH, mudar o sistema de gestão administrativa, repensar as estratégias de imagem ou de marketing da empresa, entre muitas outras opções.

A forte expansão da economia brasileira está criando oportunidades para empresas preparadas para enfrentar um mercado agressivo e que tenham implantado modelos modernos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com