TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do empreendedorismo

Pesquisas Acadêmicas: A importância do empreendedorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.618 Palavras (39 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 39

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO

Em uma época em que ser empreendedor e quase imperativo, e muito importante lembrar que por trás de novas idéias que vem revolucionando a sociedade, existe muito mais do que visão de futuro e talento individual. Planejamento estratégico-operacional e capacidade de implementação.

O empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, intensificando-se no final da década de 1990, talvez isso se explique devido a necessidade de diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos, o que tem feito popularizar o termo empreendedorismo e feito também com que recebesse do governo uma atenção especial, bem como das entidades de classes, isto porque, nos últimos anos, após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas grandes empresas brasileiras, tiveram que procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.

Uma das consequências imediatas foi o aumento do índice de desemprego, principalmente nas grandes cidades onde a concentração de empresas é maior. Sem alternativas os ex-funcionários dessas empresas começaram a criar novos negócios, às vezes mesmo sem experiência no ramo, utilizando-se do pouco que ainda lhes restou de economias pessoais, fundos de garantia, etc. Quando percebem, esses profissionais já estão do outro lado, agora são patrões e não empregados. Muitos ficam na economia informal, motivado pela falta de crédito, pelo excesso de impostos e pelas altas taxas de juros. Mais há também aqueles que motivados pela nova economia, a internet, e que criam negócios com o intuito de se tornarem os novos jovens milionários, independentes, donos do próprio nariz.

Essa junção de fatores somados, despertou discussões a respeito do tema empreendedorismo no país, com crescente ênfase para pesquisas relacionadas ao assunto no meio acadêmico, e também com a criação de programas específicos voltado ao público empreendedor, como é o caso do programa Brasil Empreendedor do governo federal, instituído em 1999 e que teve como meta a capacitação de 1 milhão de empreendedores brasileiros na elaboração de planos e negócios.

É oportuno, portanto, um estudo mais profundo a respeito do conceito de empreendedorismo, tendo em vista que a maior parte dos negócios criados no país é concebida por pequenos empresários. Estes geralmente não possuem conceitos de gestão de negócios, atuando, geralmente de forma empírica e sem planejamento. Isto se reflete diretamente no alto índice de mortalidade dessas pequenas empresas que em alguns casos chega a até 75% no terceiro ano de existência ( Pesquisa SEBRAE).

Entendendo melhor o que ocorre no processo empreendedor, seus fatores críticos de sucesso e o perfil do empreendedor de sucesso, espera-se que essa estatística, hoje preocupante, seja gradativamente alterada por meio de adoção de técnicas comprovadamente eficiente e destinado a auxiliar o desenvolvimento e a maturação das pequenas empresas brasileiras.

O tema e relevante, atual, e importante para o país, que necessita cada dia de novos empreendedores, gerando mais emprego e renda e contribuindo de maneira eficiente no crescimento e desenvolvimento da economia brasileira.

Palavra-chave: Empreendedor; Atitude; Mudança.

A atitude de pedir demissão de um bom emprego, com bom salário e abrir o próprio negócio pode parecer loucura para algumas pessoas. Pois essa é a diferenças entre o individuo comum e o individuo empreendedor. Abrir seu próprio negócio num país burocrático como o Brasil, pode ser o principal obstáculo pra essas pessoas desafiadoras. Pois o empreendedor é uma pessoa desafiadora, que vê as oportunidades em sua volta e é apaixonada pelo que faz.

EMPREENDEDORISMO

Para a enciclopédia eletrônica Wikipédia (2012), empreendedorismo é a capacidade de uma pessoa fazer algo de forma criativa e inovadora, correndo riscos calculados, sendo que outra pessoa não teria coragem. Hoje o empreendedorismo é a principal forma de desenvolvimento de um país.

Wikipédia , ainda destaca que os primeiros a perceberem a importância do empreendedorismo foram os economistas. Eles queriam entender a importância do empreendedor dentro da economia. Os economistas passaram a perceber que os empreendedores eram pessoas que basicamente aplicavam seu próprio dinheiro em alguma ação empreendedora, e que aproveitavam as oportunidades de mercado para obter lucro, mas correndo algum risco.

O QUE DEFINE UM EMPREENDEDOR

Wikipédia (2012) define que, o perfil do empreendedor não vem unicamente de sua personalidade, mas sim da sua habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios, e de acordo com as possibilidades levantar fundos para a realização de tal projeto empreendedor. O empreendedor procura a ação e assume riscos para atingir seus objetivos, ele lança um novo olhar para o mundo.

As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em 3 áreas:

• Técnicas: Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.

• Gerenciais: Incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle).

• Características pessoais: Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.

Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos mostram que o sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios comportamentos, características e atitudes, e não tanto do conhecimento técnico de gestão quanto se imaginava até pouco tempo atrás. No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental, enquanto que nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior. Quanto mais alto for o nível de escolaridade de um país, maior será a proporção de empreendedorismo por oportunidade.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Wikipédia (2012) explica que no Brasil o empreendedorismo ganhou força com a abertura econômica nos anos 90. A economia nacional passou por profundas mudanças. Com a abertura das importações, as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com