TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do empreendedorismo para o hoje

Relatório de pesquisa: A importância do empreendedorismo para o hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo ressaltar a importância do empreendedorismo na atualidade, através da conceituação de renomados profissionais da área, retratando o assunto com clareza de entendimento, esclarecendo ainda as etapas necessárias para se criar e ter sucesso em um novo empreendimento, elaborando um plano de negócio que reduza as possibilidades de fracasso, facilite a vida do empreendedor e dê sustentabilidade ao negócio. O trabalho apresenta ainda um plano de negócio da empresa Gatthy-Log Transporte e Operador Logístico de peças automotivas Ltda. O grupo apresenta sugestões de melhorias no processo de armazenagem e no transporte deste segmento no Estado de São Paulo, onde atenderá às empresas de pequeno, médio e grande porte como: oficinas mecânicas, lojas de distribuição de peças, montadoras, metalúrgicas, entre outras, visando suprir suas necessidades no setor logístico, fazendo com que suas peças cheguem no lugar certo e na hora certa e que seus processos sejam mais eficientes e eficazes evitando transtornos e dando o devido valor para os clientes deste segmento.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de inovação, na busca de melhorias pessoais e profissionais, sendo necessário a dedicação de tempo e esforços, assumir os riscos financeiros, psicológicos e sociais que são consequências deste processo de mudança, tendo como objetivo as recompensas da satisfação econômica e pessoal. É comum encontrarmos no Brasil pessoas com perfil empreendedor, tem os seus objetivos pessoais e profissionais bem definidos, observam as tendências do mercado atual, adeptos da educação continuada, ampliam suas redes de relacionamentos, buscando equilíbrio entre trabalho, lazer, emoções e valores e suscetíveis a mudanças.

Com essas características é possível alcançar sucesso empresarial em qualquer área que a pessoa queira investir, pois elas levam as pessoas a terem mais ousadia na criação de um novo negócio, assumindo riscos financeiros.

O verdadeiro empreendedor nunca desiste de seus objetivos, pois acredita em sua capacidade, transforma as derrotas e fracassos em oportunidades de aprender cada vez mais. Não fica esperando o tempo passar. Ele foca no futuro, sendo capaz de investir todo seu tempo e talento na realização de seus sonhos, saem de um anonimato muitas vezes e se destacam no mercado de trabalho, quebrando paradigmas vigentes há muitos anos, implantando inovações revolucionarias, soluções mais acessíveis e lucrativas, geram e ganham muito dinheiro e são disputados entre as grandes empresas.

Empreendedorismo é um processo que deve ser desenvolvido com todos os cuidados, dentro das melhores práticas de mercado, exige um profundo conhecimento, coragem acima de tudo e domínio de negócio, tendo em mente a realidade do quanto é necessário arriscar para construir e como empreendedor, transformar sonhos em realidade.

O tema empreendedorismo é muito discutido e debatido e não é tarefa difícil encontrar artigos que tratam do assunto. Se existem muitas obras sobre o assunto, há também diversas as definições do tema apresentando vários conceitos, mas a grande maioria converge no mesmo ponto, a inovação, aliada a força de vontade, e a grande busca de resultados.

Para Ângelo (2003) “empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma ideia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco”.

Segundo Timmons (citado por DOLABELA, 2006), “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21, mais do que a revolução industrial foi para o século 20”. O empreendedorismo quando comparado com a revolução industrial, que foi a grande responsável por radicais mudanças no século 20, torna evidente o grau de importância do tema para a sociedade.

Já para Dornelas (2008) “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades” reforçando os objetivos principais do empreendedorismo, que é a geração de oportunidades.

Todas as definições citadas acima definem de forma muito clara o tema empreendedorismo, porém há ainda uma definição mais sucinta, apresentando palavras chaves de fácil entendimento, assim: Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformá-la em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, tanto faz.

A essência do empreendedor de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto muitas pessoas enxergam apenas dificuldades e fracassos, o empreendedor deve ser otimista, buscando sucesso, apesar das adversidades.

ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

O planejamento estratégico é o alicerce de qualquer empresa que busca se manter no mercado mundial, entretanto, muitos empresários costumam não levar o planejamento estratégico à sério e com isso criam empresas fadadas ao fracasso. Só um planejamento bem estruturado nos permite alcançar os objetivos desejados, de maneira efetiva. Mesmo fazendo parte do nosso dia-a-dia, poucas vezes paramos para pensar no que realmente significa a palavra planejamento. Apesar de ser muito conhecida e debatida, poucas pessoas realmente compreendem a grandeza do significado inserido nessa palavra. O planejamento pode ser definido em duas frases que se complementam: Pensar antes de agir e prever o futuro para concretizá-lo da maneira que desejamos.

Para uma empresa, é fundamental ter uma linha de ação pré-definida, não deixando que os problemas inesperados interrompam suas expectativas. Pois quando estamos preparados e focados naquilo que vamos fazer, os imprevistos são minimizados.

Para que tenhamos um planejamento com sucesso, devemos seguir os seguintes passos:

Determinar os objetivos e definir com clareza aquilo que pretendemos atingir. Quanto mais detalhadamente descrevermos nossos objetivos, mais fácil será alcançá-los, Essa etapa é fundamental, já que é o alicerce do restante do planejamento;

Identificar os públicos para sabermos com quem iremos lidar. Para aumentar sua produção, por exemplo, é preciso pensar nossa maneira de agir levando em conta todas as pessoas envolvidas nesse processo;

Definir estratégias e pôr no papel como iremos de fato alcançar nossos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com