TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância e os tipos de investimentos

Pesquisas Acadêmicas: A importância e os tipos de investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 8

CAPITULO 1

ETAPA 1

PASSO 1

OS tipos de investimentos

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividido em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem. Desta forma temos os seguintes tipos básicos de investimento.

• Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. O investimento público em geral não tem como objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos desse tipo de investimento público são hospitais, escolas, rede de saneamento básico entre outros.

• Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos de investimentos privados são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, chopping Centers etc.

• Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para sociedade quanto retorno monetário. Exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

A Importância dos Investimentos

Os investimentos são fundamentais tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer de acordo com o fluxo continuo de investimentos.

A sobrevivência das organizações em longo prazo esta condicionada ao volume de investimentos realiza por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações.

As organizações privadas têm como objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno ao investidor. Somente realizando investimentos a empresa ira viabiliza esse crescimento. Numa situação inversa, temos organizações que não estão em expansão, e que necessitam de um fluxo de investimentos, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência de suas máquinas e equipamentos.

Conclusões e Análise

Assim vemos que para obter recursos, a organização necessita investir. Contudo, o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. Sempre estudando as principais considerações que influenciam na decisão, que são a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.

PASSO 2

Concessionária de motos

PASSO 3

Vendas das seguintes motocicletas: BROS, FAN e BIZ.

O grupo escolheu uma Concessionária de motos, pois seu publico alvo é composto pelas classes econômicas com menor poder aquisitivo, principalmente jovens que quer se deslocar para faculdade, que está buscando o primeiro emprego e o trabalhador.

Diferentemente dos carros, as motos permitem que os pilotos se conectem intimamente com a experiência de dirigir. Mas não se trata somente de aventura e liberdade. Com os preços da gasolina disparando, as motos, que podem rodar até 40 quilômetros com 1 litro de gasolina, são uma alternativa aos carros "beberrões". E em cidades de trânsito lento como São Paulo as motos ajudam muito na entrega de cargas de pequeno porte.

Os motores de motocicletas funcionam do mesmo modo que os motores de carros Eles consistem em pistões, um bloco de cilindros e um cabeçote, que contém o trem de válvulas. Os pistões se movem para cima e para baixo no bloco de cilindros, acionados por explosões de uma mistura de ar-combustível que foi inflamada por uma centelha. As válvulas abrem e fecham para permitirem que a mistura ar-combustível entre na câmara de combustão. Conforme os pistões se movem para cima e para baixo, eles fazem o virabrequim girar, o qual transforma a energia aplicada sobre os pistões em movimento rotativo. A força rotativa do virabrequim é transmitida, por meio da transmissão para a roda traseira da moto.

Hoje em dia a busca por motos está em alta, é um transporte de baixo custo, acessível para todas as classes sociais. Moto é um meio de transporte que tem agilizado muito a vida das pessoas, por esse motivo a nossa Concessionária optou pelos modelos citados acima.

PASSO 4

O investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedades.

A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto PIB. Uma vez que a unidade produtiva tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.

Alem de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.

As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.

As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

- CDB

- Caderneta de poupança

- Debêntures

- Ações de empresas

- Fundos de investimento

- Títulos Públicos

Toda a empresa antes de qualquer tomada de decisão para investimento faz orçamentos detalhados, onde se verifica a melhor maneira de se investir, seja na empresa ou fora através de aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com