TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A negociação

Tese: A negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A negociação está presente nas relações interpessoais da sociedade a partir do momento em que duas ou mais pessoas tem interesses comuns e buscam por meio de um dialogo uma solução que beneficie de modo satisfatório as partes.

O ato de negociar esta em todos os momentos de nossas vidas, em meio a debates, seja publico ou privado entre familiares e amigos, constantemente encontramos um cenário de negociação.

Na negociação almejamos o sucesso e assim como em uma coreografia devemos respeitar os passos da outra parte para que a negociação caminhe em direções iguais, já que é um processo que envolve o intercambio de propostas seguras e garantias que freqüentemente são formalizadas.

É importante que haja comunicação na negociação, que se faça também uma analise das partes envolvidas e assuntos que serão abordados, conhecer o que se esta negociando, bem como, analisar o perfil psicológico da outra parte e usar da empatia para obter melhor desempenho e ser interpretado de maneira positiva.

Ser ético e honesto é um fundamento essencial na hora de negociar, passa maior credibilidade as todos envolvidos.

Podemos afirmar

que negociar é algo que acontece facilmente durante a nossa vida, e engloba todas as áreas como: trabalho, amigos, família, entre outros; mesmo quando não acreditamos que seja uma negociação, ela esta inserida no contexto de certa forma, porém, para alcançarmos o êxito, ou seja, a efetivação positiva nas negociações sejam elas quais forem, é preciso se aprimorar, estudar, ter objetivos, argumentos e técnicas que te levem a conclusão do processo com sucesso.

Estudos como este, nos proporcionam aprendizado e percepção dentro do tema abordado que envolve o nosso cotidiano. Negócios: objetivos, negociação: Pessoas e Comunicação, Negociar: concretizar metas.

O tema negociação está em evidencia a todo o momento. Vivemos negociando, desde criança com nossos pais, na escola com amigos e ao longo do tempo com professores e inclusive no nosso ambiente de trabalho, nos encontramos em constante exercício de negociação.

Na infância inconscientemente conseguimos persuadir ao próximo a fim de realizar nossas vontades; durante nosso crescimento obtemos conhecimento necessário para aprimorar as negociações, visando concretizar nossos desejos.

Durante a adolescência refinamos o conceito de negociação, praticando com mais freqüência no âmbito pessoal, barganhando, nem sempre atendendo as necessidades das partes envolvidas sem uma visão empática.

Já na fase adulta, em razão da experiência de vida os elementos da negociação se tornam mais presentes e sólidos, em virtude da freqüência em que os aplicamos em todos os ambientes freqüentados; pessoal, acadêmico e profissional. Se bem praticados podem evidenciar características do individuo tornando seus relacionamentos mais estreitos e concretos, gerando assim confiabilidade em futuras oportunidades.

O homem é movido pela vontade de conquistar, porém, o ser humano só conquista quando negocia algo bom e que traga benefícios para as partes envolvidas, o que nem sempre significará um ganho imediato, já que existem variáveis comportamentais.

Negociamos quando acreditamos que merecemos um aumento salarial, nas dificuldades financeiras negociando dividas, negociamos também quando compramos bens, como carros e imóveis. O processo de negociação é parte de nossas vidas, mesmo que nunca tenhamos atuado como executivos. Não há como conviver em sociedade sem negociar.

Mediante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com