TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal pressão sobre os preços dos alimentos

Tese: A principal pressão sobre os preços dos alimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

Quais são, atualmente, as principais pressões sobre o preço dos alimentos?

BBC Brasil 10/08/12

Até o último alerta da FAO, os temores sobre uma eventual escassez de alimentos têm diminuído desde 2008, quando a alta dos preços causaram protestos e manifestações ao redor do mundo. A FAO informou em julho que "o fornecimento total e a situação da demanda em 2012 e 2013 permanece estável".

A entidade também apontou para um estoque "abundante" de arroz, alimento que faz parte da mesa de muitos países asiáticos e também indicou que há trigo e outros grãos disponíveis para exportação. Além disso, estima-se que a produção mundial de cereais quebre outro recorde neste ano, com 2,4 bilhões de toneladas produzidas, um aumento de 2% em relação à marca histórica alcançada em 2011.

No entanto, com algumas áreas dos Estados Unidos tradicionalmente produtoras de grãos afetadas pela pior seca em 25 anos, os preços do trigo, do milho e da soja têm aumentado rapidamente nas últimas semanas. Somente o preço do trigo, por exemplo, subiu 35% nos últimos meses.

E em relação ao preço de outros alimentos?

A FAO informou que os preços de todas as commodities agrícolas caíram em junho, principalmente impulsionados pela queda registrada por oleoginosas e gorduras. Isso porque, apesar do desespero dos agricultores americanos em relação à colheira dos seus campos de cereais, seus pares canadenses estão prevendo uma safra recorde de colza, uma das principais fontes de óleo vegetal, usada na produção de biodiesel.

O Brasil, entretanto, vem sofrendo atrasos na colheita do açúcar, do qual é o maior produtor mundial, por causa do excesso de umidade, reduzindo os estoques e elevando os preços. Já na Índia, o segundo maior produtor mundial de arroz e açúcar, há temores de que as chuvas deste ano abaixo da média possam reduzir a produção após dois anos de boas colheitas.

"É um desafio imenso para os agricultores alcançar a mesma performance dos últimos dois anos", disse o ministro da Fazenda da Índia, Sharad Pawar, no mês passado. "Neste ano, a chuva está brincando de esconde-esconde conosco", brincou.

Extraído do site BBC Brasil, parte do artigo “Entenda o que está por trás da alta nos preços dos combustíveis e alimentos”, publicado em 10 de agosto de 1012, disponível em <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/08/120809_precos_perguntas_e_respostas_lgb.shtml>. Aceso em: 20 ago. 2012.

Aprendemos que o problema fundamental da economia é a ESCASSEZ. A economia é a ciência que estuda a maneira como os recursos escassos são distribuídos com o objetivo de produzir bens e serviços para atender as necessidades da sociedade.

a) A partir do conteúdo estudado, elabore um comentário, relacionando o conceito de ESCASSEZ e a produção de alimentos no mundo. (2,0 pontos).

A escassez é o problema fundamental da Ciência Econômica, pois diante das necessidades humanas de bens e serviços que são ilimitados, os recursos disponíveis para atender as necessidades da sociedade são limitadas.

A economia se preocupa em como a sociedade administra seus recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entres os membros da sociedade.

Entre os bens de consumo da sociedade mais importante da sociedade é a alimentação.

A teoria de Malthus (Teoria Populacional Malthusiana), publicada em 1798, já alertava o desafio da sociedade em produzir alimentos, pois seu estudo apontava um crescimento populacional muito acima da produção de alimentos e que acarretaria na falta de alimentos e consequentemente a fome.

A escassez de alimentos faz com que a sociedade procure alternativas para solucionar o problema e que utilize e aperfeiçoe os fatores de produção para melhorar a produção de alimentos.

Contudo a escassez, as condições climáticas que afetam a produção e a produção de biocombustivel provocam aumento e especulações de preços

Iniciativas públicas como o Fome Zero no Brasil que promove a segurança alimentar e inclusão social é exemplo de estratégia econômica de articulação e ação pública na geração de alimentos para a sociedade.

b) A partir daí, qual a sua visão a respeito das “escolhas” que a sociedade terá que fazer entre a produção de alimentos ou combustíveis/energia para atender suas necessidades nas próximas décadas, em virtude da escassez dos recursos. (2,0 pontos)

O petróleo é uma fonte de combustível limitado e essa limitação tem feito que muitos países tenham que buscar fontes de alternativas de energia e o biocombustivel é umas das alternativas para a solução do problema da escassez de energia

Porem a solução biocombustivel que são fontes energéticas provenientes da transformação de matéria orgânica vegetal concorrem com a produção de alimentos.

O exemplo é a cultura do milho que é usado como matéria prima de biocombustivel e ao direcionar a produção de combustível ele deixa de ser ofertado ao mercado de consumo de alimentos.

Verificamos que existe um movimento grande na solução energética em detrimento a solução da geração de alimentos.

A solução produção de alimentos esta ficando em segundo plano e somando aos problemas de falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com