TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relevância da elasticidade no negócio em nossos dias

Artigo: A relevância da elasticidade no negócio em nossos dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

As empresas querem pessoas resilientes, que ajudem a organização a superar crises e adversidades, além de poder fazê-la enxergar a porta de entrada de novos mercados. Logo, o profissional que unir em si as características de resiliência e empreendedorismo aumentará suas chances de obter destaque na área em que atua. Esse foi o caso do fundador do Cirque du Solei, Guy Laliberté.

A origem do termo resiliência encontra-se no latim, tendo a palavra resilio o significado de retornar a um estado anterior, saltar para trás, voltar ao seu estado natural. Na Engenharia e na Física é utilizada para definir a capacidade de um corpo voltar ao seu estado normal, depois de haver sofrido uma pressão sobre si. Os experimentos que proporcionaram a descoberta do construto resiliência foram realizados a partir da aplicação de determinada pressão sobre uma mola, visando determinar sua deformação elástica; quando cessava a pressão, o material voltava à sua condição original. Mas, quando o termo foi adotado pelas ciências humanas, principalmente pela psicologia e, atualmente, pela administração, a característica de resiliente não termina quando volta-se ao normal. Para essa ciência é necessário ir além.

A resiliência nos negócios ganha nova urgência nos dias de hoje, seja pelo aumento da velocidade da mudança no ambiente de negócios, seja pelas pressões da concorrência globalizada. As oportunidades são grandes, mas os perigos maiores ainda. E eles podem vir a qualquer momento sem que se saiba o que são e de onde partiram.

Nesse contexto, Idalberto Chiavenato – autor de Você sabe o que é resiliência? – apresenta os cinco princípios da organização resiliente desenvolvidos pelo Gartner Institute. São eles: liderança, cultura, pessoas, sistemas e ambiente de trabalho.

1 Liderança - estabelece que aqueles que exercem essa função na organização devem determinar as prioridades e assumir os compromissos para instalar o processo para tornar a organização resiliênte.

2 Cultura - uma organização deve possuir uma cultura com base em valores positivos e motivacionais. Também, é essencial que os próprios funcionários tenham o hábito de se organizarem em grupos para compartilhar experiências, praticando a aprendizagem e buscando caminhos para otimizar os processos organizacionais.

3 Pessoas - o que torna uma organização o que ela é são as pessoas que trabalham nela. Por isso, para a organização ser resiliente, seus funcionários devem ser adequadamente selecionados, motivados, apoiados, equipados e liderados para ultrapassar qualquer obstáculo ou catástrofe.

4 Sistemas - estão ganhando agilidade e flexibilidade através da combinação de um modelo de ambiente de trabalho altamente distribuído com uma infraestrutura de Tecnologia da Informação robusta e colaborativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com