TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria econômica é dividida em: Microeconomia e Macroeconomia

Artigo: A teoria econômica é dividida em: Microeconomia e Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Artigo  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 5

A Teoria Econômica é dividida em: Microeconomia e Macroeconomia

Microeconomia estuda as unidades específicas -- indivíduos, famílias, empresas, indústrias, tipos de mercado, mecanismos de formação de preços, fatores de produção etc. -- e suas inter-relações, sem buscar sua ligação com a totalidade da economia. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferências dos consumidores ( demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.

A linha divisória entre a abordagem global da economia e o tratamento das unidades produtivas não é nítida nem permanente. Na prática, é freqüente que o estudo do todo recorra ao instrumental de análise das partes e, inversamente, que certas variáveis aplicáveis ao conjunto da economia possibilitem o entendimento de comportamentos microeconômicos.

A visão microeconômica dos fenômenos da economia remonta a um passado distante que pode ter em Platão, com suas obras A república e As leis, e Aristóteles, no livro Política, seu ponto arbitrário de início. Ao longo dos séculos, inúmeros autores estudaram os fatos econômicos do ponto de vista microeconômico até o advento do mercantilismo, conjunto de idéias e sistemas econômicos que se sucederam na Europa entre 1450 e 1750.

A microeconomia, como entendida modernamente, procura explicar as leis que regem o comportamento econômico individual de consumidores e produtores e suas inter-relações. Para isso, seleciona os fatores mais importantes, entre os inúmeros capazes de influenciar um fenômeno, e passa a considerar constantes as variáveis secundárias. Por exemplo, no estudo da fixação de preços de determinado produto de uma empresa, avalia-se apenas o choque entre oferta e demanda. Variáveis como renda, custos de insumos, de distribuição e de mão-de-obra são descartadas. Por isso, uma das questões fundamentais da microeconomia é a escolha das variáveis que serão utilizadas no estudo de determinado fenômeno. Quanto menor o número dessas variáveis, mais simples e inexata tenderá a ser a explicação do fenômeno estudado. Ao contrário, quanto mais variantes forem incluídas no modelo, mais complexa será a explicação e mais difícil será prever o fenômeno em questão.

Para selecionar variáveis e elaborar um modelo, a análise microeconômica estabelece hipóteses sobre comportamento econômico. Convenciona, por exemplo, o que seria um comportamento "racional" dos agentes econômicos: os consumidores buscarão a maior satisfação possível no uso dos bens adquiridos com suas rendas e os produtores tentarão obter o máximo de lucro em seus produtos, o que nem sempre acontece na vida econômica real.

A abordagem microeconômica distingue-se pelas seguintes características:

• parte de variáveis que muitas vezes não podem ser observadas ou medidas, para fazer deduções, descartando aspectos considerados secundários;

• visa a comparar duas ou mais situações de equilíbrio, sem preocupação com o período situado entre as situações inicial e final;

• ao adotar uma hipótese, admite que permanecerão estáveis todas as condições que influem no relacionamento de duas variáveis funcionalmente dependentes.

Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores, e os ciclos de depressão e prosperidade, sem buscar explicações para as variáveis internas do comportamento dos setores econômicos.

É a parte da teoria econômica que estuda os agentes econômicos em seu conjunto. Tem como objetivo determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.

Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos.

A abordagem macroeconômica tem origem na França do século XVIII, na escola fisiocrática, que empregou pela primeira vez o método científico para descrever os fenômenos econômicos. A partir de então, diversos autores realizaram estudos de ciclos econômicos e teoria monetária, em que é nítida a abordagem macroeconômica. Seu grande teórico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com