TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A volta da Galinha dos Ovos de Ouro

Por:   •  7/11/2015  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Aberta 03

Prof. Marcelo Resende

Aluno: Rafael Márcio Santos

Matrícula: 457651

A volta da Galinha dos Ovos de Ouro

        É de conhecimento de todos que dinheiro não dá em árvore, mas parece que tem gente que se esquece disto quando o assunto é investimento. A cada dia, tomamos conhecimento de mais e mais pessoas que caem em golpes praticados por pessoas ou empresas com o claro intuito de lesar os mais incautos. É a volta da galinha dos ovos de ouro, ou seja, pessoas que se deixam levar pela ganância e acreditam em propostas mirabolantes com altíssimas rentabilidades. O último caso que tenho notícia é de um título de uma empresa que prometia um retorno de 100% sobre o valor aplicado após um ano da compra da proposta. Além disto, pagava percentuais altíssimos a quem revendesse os títulos. Moral da história, a empresa emissora dos títulos faliu, os donos sumirão e milhares de pessoas ficaram no prejuízo.

        E porque isto acontece até mesmo com pessoas de um maior nível de escolaridade e mesmo com certo conhecimento do mercado financeiro. É porque se esquecem ou desconhecem o fator risco.

        A rentabilidade de um título é derivada de vários fatores, a sua liquidez, o prazo e principalmente o risco. Mas o que é risco em aplicações. Risco é tão somente a capacidade da emissora dos títulos de honrar os seus compromissos, ou seja, pagar o título no tempo combinado. Quando mais sólida a empresa, maiores as chances de ela conseguir honrar seus compromissos, porém estás empresas tem uma procura maior pelos seus títulos, com isto, pagam menos do que outras que não apresentam tanta solidez. E neste momento que entra o fator risco, ou seja, para que um investidor tenha títulos com maior rentabilidade, ele tem que ter a ciência de que estes títulos carregam uma porcentagem maior de riscos, pois, se a empresa falir ou mesmo apresentar lucros bem abaixo do esperado, os seus títulos perderão valor e com isto ele terá prejuízo.

        Mas porque que uma empresa que em um primeiro momento se apresenta como uma grande oportunidade de investimento acaba se tornando numa verdadeira tragédia financeira. É porque no mercado financeiro, o investidor deve ter um olhar a longo prazo. Vamos a um simples exemplo que explica bem como isto funciona. Suponhamos que uma nova empresa lançou no mercado um produto inovador, com alta rentabilidade e grande procura. Em um primeiro momento está empresa apresentara lucros altíssimos, e com certeza será muito atrativa para quem quiser investir nela. Mais lucros significam maiores ganhos e títulos mais valorizados. Porém, com o passar dos anos, meses ou mesmo semanas, surgiram concorrentes com os mesmos produtos ou similares. Com isto, as vendas diminuíram e os preços serão pressionados para baixo e consequentemente a lucratividade diminuirá. Menos lucros significam menores ganhos e títulos desvalorizados, ou seja, os títulos que em um primeiro momento eram muito atrativos, no longo prazo podem se tornar pouco atrativos.

        Isto quer dizer que títulos de empresas pequenas ou recém-abertas não devem ser adquiridos de maneira nenhuma. É logico que não, porém, ao adquirir estes títulos, o investidor tem que ter a consciência de que o risco é maior, obstante a lucratividade também o ser.

        Mas como se precaver destes riscos e mesmo assim ter uma boa rentabilidade. A melhor maneira é diversificar a carteira de investimentos, aplicando em títulos diversos, de modo que a perca em algum título seja compensada pelo ganho de outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com