TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galinha dos ovos de ouro

Por:   •  7/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

Agnes Alves Pego  _                                                        204587

Questões Texto: Os ovos de ouro e os impostos Roberto Quiroga


1- O desequilíbrio das contas públicas é um dos principais fatores que podem levar o Governo a adotar medidas amargas não só para o contribuinte como também as empresas já que estudam o aumento da carga tributária. Segundo o Professor Roberto Quiroga porque o aumento exacerbado dos tributos pode gerar queda na arrecadação . ( minimo de 10 linhas)

Segundo o professor quando o empresariado e os trabalhadores não mais identificam que o seu esforço empreendedor vale a pena, a informalidade começa a crescer, ou seja, quando o contribuinte se vê intimidado pelo Estado que ele mesmo sustenta, o mesmo não faz questão de agir na legalidade, uma vez que sabe que os valores pagos a titulo de impostos deveria de certa forma ser revertido em serviços a sociedade, com isto na primeira oportunidade o cidadão de bem sempre vai optar por meios a que não precise pagar mais impostos do que já paga, sendo assim comprar sem notas fiscais ou trabalhar autônomo, tentando assim uma pequena folga no orçamento, pois o estado não ficara com nenhuma parte, trazendo assim as quedas nas arrecadações.


2- Para o autor antes de se falar em aumento de arrecadação qual a postura a ser adotada pelo Governo. (minimo 10 linhas) 

O autor fala que o governo antes de qualquer ato que possa aumentar ainda mais os altos impostos tente ao menos equilibrar seus gastos, ou seja, o contribuinte não é obrigada a arcar com gastos públicos sendo que os mesmo estão sendo má administrados. Assim não adianta querer tirar das empresas e demais contribuintes o que eles não têm, acarretando assim uma reação em cadeia às empresas e pessoas físicas, havendo das primeiras o aumento do desemprego a cada dia. Os gastos públicos são exorbitantes, sendo que o próprio contribuinte vê que os impostos que ele paga não são revertidos para ele e sua família, trazendo o desmotivando pois quando mais ele paga menos serviços o estado presta e a cada dia as despesas públicas aumentam.


3- Faça uma análise crítica do texto partindo da seguinte premissa: 
A finalidade dos Tributos em ultima analise  é cumprir os ditames Constitucionais , visando a prestação serviços públicos de qualidade e com responsabilidade na gestão dos recursos públicos . ( mínimo 15 máximo 25 linhas)

O texto compara uma sociedade receosa e desconfiada com a velha galinha dos ovos de ouro, não há o que se falar que a comparação se faz genial, uma vez que a galinha era frágil diante de seu fazendeiro, e o mesmo acontece com a sociedade pagadora de impostos abusivos. O Brasil esta entre um dos países que mais cobram impostos de seus cidadãos no mundo, porem isso não seria nada absurdo e não teríamos nenhuma reclamação se tivéssemos pelo menos o básico para uma vida digna, não precisando assim pagar um convênio médico particular sendo que já pagamos nossa contribuição para o querido SUS, fica de certa forma uma situação mascarada, uma vez que pagamos nossos devidos impostos e ainda temos que pagar impostos sobre o serviço do convênio médico e ao final não se tem nenhum e nem outro, pois muitas vezes o particular não consegue cumprir com suas obrigações. A situação do cidadão brasileiro esta a Deus dará, pois não temos educação, saúde e nem segurança publica, porém temos impostos e diversas outras contribuições, então a pergunta que fica no ar para todos é onde esta o retorno ou mesmo onde esta o dinheiro que eu paguei isto sim é uma das maiores incógnitas. Essa dúvida faz com que as pessoas se esquivem de qualquer forma para novos pagamentos que sejam direcionados aos cofres públicos, tomando assim medidas extremas para situações extremas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com