TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Estudos de Mercado Africa e Europa

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Mercados Europa África

Curso: Relações Internacionais

Professor: Maria Graça Poyer

Nome do estudante: Luciano Pagliosa Waltrick

Data: 03/09/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A União Européia (EU) é o maior exportador do mundo. Com mais de 500 milhões de consumidores e um mercado único com regras comuns, representa também um mercado de exportação atrativo para outros países.

Porém, o bloco foi evoluindo no decorrer das décadas e foi reformulando sua política interna, com isto promulgou instrumentos de defesa comercial e de acesso aos mercados visando, em especial, proteger as empresas européias contra os obstáculos do comércio. Com isto, criaram várias políticas internas. Informações obtidas em: http://eur-lex.europa.eu/homepage.html.

A partir destes estudos e com apoio de pesquisas em sites especializados, responda as questões a seguir:

Atenção: As fontes de consulta devem ser inseridas em todas as respostas, evite cópias, as mesmas não serão corrigidas. Ao final, inserir todas as referencias conforme normas da ABNT. Na falta desta informação, reduz a nota em 0,50 ponto.

Questão 1 (2,5 pontos)

As relações comerciais da União Europeia (UE) com o resto do mundo são regidas pela Política Comercial Comum (PCC). Responda: quais os principais objetivos desta política comercial comum? Faça uma análise de que forma esses objetivos afetam as exportações dos países em desenvolvimento.

A Política Comercial Comum da União, objetiva abrir novos mercados para os exportadores, trabalhadores e investidores europeus. Através de acordos comerciais que reduzem as tarifas e outras barreiras. A UE também defende a ideia do comercio internacional Global e para garantir sua adaptação ás/ rápidas mudanças  no mundo. Dentro da Organização Mundial do Comercio a OMC, ela defende os interesses europeus, para que seja assegurado os compromissos multilaterais. Dessa forma os países em desenvolvimento são ajudados a serem integrados na economia global e são também beneficiados das vantagens que o livre comércio acarreta.

A politica internacional da União Europeia não se estende apenas a comercialização de mercadorias, mas também ao comercio de prestação de serviços os investimentos e as questões relacionadas ao comercio, tais como aspectos comerciais da propriedade intelectual ou das licitações públicas.

http://eeas.europa.eu/delegations/brazil/eu_brazil/trade_relation/index_pt.htm

Questão 2 (2,5 pontos)

As exportações do Mercosul para União Européia não são significativas, o maior motivo são estas políticas de  proteção, uma delas é a Política Agrícola Comum (PAC). Descreva a razão principal de a União Europeia elaborar um PAC e quais as consequências para o Brasil.

 A União Europeia elaborou  um PAC para que os produtos agrícolas fossem incluídos na livre circulação de mercadorias, mantendo simultaneamente uma intervenção pública no setor agrícola, era necessário suprimir os mecanismos de intervenção nacionais incompatíveis com o mercado comum e muda-los ao nível comunitário.

Isso gera consequências ruins para o Brasil devido ao fato de que se o Mercosul não representa fortemente em numero de exportações para a União Européia, pois o brasil tem como seu carro chefe  a produção e exportação de commodities agrícolas com essa politica adotada pela união dificulta portanto as operações de exportação do brasil com esse grande mercado consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (315.2 Kb)   docx (76.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com