TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Mercados Asia

Exames: Estudos Mercados Asia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Estudo dos Mercados da Ásia e Oceania

Curso: Relações Internacionais

Professor: MARIA DA GRACA POYER

Nome do aluno:

Data

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. A partir do estudo das unidades iniciais do material didático, defina um produto e faça uma projeção das possibilidades de sua exportação para os mercados da Rússia e da China, respondendo aos seguintes itens: (10,0 pontos)

a) Existem tarifas para este produto? Quais?

Rússia: Não há mais tarifas de exportação para a carne suína, em 23 de agosto de 2012 quando a Rússia resolveu aderir a Organização Mundial do Comercio (OMC) teve que se adequar aos princípios da Organização, no qual é banido atos que não sejam favoráveis ao comercio e trocas internacionais. (RURAL BR)

China: A China e o maior produtor de carne suína do mundo, no entanto toda sua produção é voltada para o mercado interno que não é completamente atendido pela alta taxa populacional do país, como a Rússia, China participa da OMC (organização mundial do comercio) não qual respeita os princípios da diminuição das barreiras tarifaria e exterminação das não tarifarias, durante minha pesquisa não encontrei barreiras tarifarias sobre a carne de porco brasileira. (APEX)

b) Existem barreiras não tarifárias para este produto? Quais?

China: Existem barreiras que dificultam o comercio internacional, a China adota politicas de quarentena sobre navios agrícolas não chineses, ela se baseia nas politicas sanitárias e fitossanitárias para esse atraso, que inclusive e praticado com seus parceiros comerciais. (DESENVOLVIMENTO)

Rússia: A Rússia utilizava da mesma medida sanitária e fitossanitária aplicada pela China para proteger sua indústria pecuária, hoje o protecionismo sobre a carne de porco não é tão intenso, no entanto ainda é observada essa medida como forma de proteger a indústria. (BRICS), em 2013 dez empresas Brasileira foram proibidas de comercializar carne suína com a Rússia pois não estavam adequadas aos precedimentos sanitários impostos pela País.

O estado de Santa Catarina atualmente esta limitado a participar do comercio de carne suína para Russia, pois não consta com nenhum frigorifico totalmente autorizado pelos padrões russos, a carne catarinense tem que ser abatida em um estado que tenha um frigorifico completamente regular. (ABIPESC b)

c) Qual a melhor forma de transporte e distribuição para o produto?

Como se trata de um produto perecível, tanto tratando de forma in natura ou para abate, o manejo inadequado do produto pode causar danos irreversíveis na qualidade do mesmo. Ambos os países sofrem problemas com a logística interna, principalmente a china que não conta com nenhuma regulamentação especifica para caminhões refrigerados (APEX). A melhor forma para transporte deste produto seria a carne já abatida e congelada, ou processada, pois assim a durabilidade do produto será maior.

Levando em conta que a senhora esteja falando de distribuição em termos logistios o correto seria em caminhões refrigerados para o produto congelado ou processados que sejam sensíveis a temperatura.

Levando em conta que a senhora esteja falando em distribuição como o canal em que o produto e comercializado devesse levar em consideração quem esta importando e para qual fim.

d) Qual a capacidade de venda em médio e longo prazo?

As perspectivas para a comercialização de carne suína na Rússia e China são atrativas, ambos os países são grandes importadores do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com