TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Trabalho acadêmico: AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVMENTO 4

3 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS 5

4 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA 6

5 A INFUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO 7

6 OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROEMPRESA 8

7 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL 9

8 INABILIDADES ADMINISTRATIVAS 10

9 CONCLUSÃO 11

10 REFERÊCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho nos leva a compreender como o modelo político e econômico que deu sustentação ao período militar, em especial no Brasil, sofre seu desmoronamento, não oferece mais respostas ao processo de produção e das relações sociais, quando com o advento do avanço das tecnologias, da expansão dos meios de comunicação e a abertura do mercado econômico cria-se possibilidades para uma nova base estrutural da sociedade

2 DESENVOLVMENTO

Em comparação a outros países, o Brasil ainda está atrasado em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interesse das empresas nacionais para a melhoria do ambiente de negocio. Isso diz respeito à obtenção e renovação de licença para as empresas, cumprimento tributário e previdenciário e operação e importação.

O Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento dos negócios, porem tem muitas Leis e um emaranhado burocrático que dificultam a vida dos empresários e das empresas. A boa noticia é que o governo mesmo com a inflação elevada, tem credibilidade o que passa a dar mais confiança aos investidores, e mesmo com a taxa de juros alta, conseguiu dar um equilíbrio maior ao mercado.

3 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS

O governo comprou a ideia de que há excesso de demanda que tem que ser combatido através de redução das despesas para gerar forte superávit primário.

Afirma que é necessário reduzir a despesa de custeio para expandir o investimento e abrir caminho para a redução dos juros básicos. O que está elevando a despesa são principalmente os juros. Sua redução dependa da redução da Selic, abrindo espaço para elevar investimentos e programas de distribuição de renda, que é o que mais interessa em termos de desenvolvimento econômico e social. Nada mais desgastante na política e na economia do que a inflação, mais até do que o desemprego, pois atinge a todos, especialmente os de renda média e baixa. É por essa razão que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação e implementação da política econômica.

Além disso, a própria inflação acaba por criar o desemprego, com certa defasagem, ao retirar poder aquisitivo das camadas de renda média e baixa, reduzindo as vendas, produção e investimentos.

O alto nível de burocracia que emperra o ambiente de negócios no Brasil ainda está presente em praticamente todos os níveis e setores, capitaneado pela administração pública, que é a pior. Em linhas gerais, a burocracia e o emaranhado de processos são grandes obstáculos à transparência, simplificação e integração de processos.

No tocante mundo dos negócios, as mudanças politicas e econômicas, edições de Leis, Decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa.

- A questão da continuidade: o panorama econômico, politico e normativo do pais afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do pais de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no pais.

- Os valores dos ativos e das ações: em um ambiente politico, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Quanto ao universo contábil, às mudanças politicas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.

Dois bons exemplos disso:

- A recente incorporação das normas contábeis internacionais as normas contábeis brasileira, que resultou em mudanças importantes na forma de escrituras a contabilidade.

- As diversas leis e decretos, que alteram alíquotas, bases de cálculos e formas de apuração de impostos. A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

Quando se compara a realidade brasileira com a de outros países, ainda estamos muito atrasados quando o tema tem ligação com os processos que facilitem as licenças e permissões para as empresas privadas. A realidade ainda é mais cruel quando estas dependem do setor publico para o cumprimento de suas obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas e demais operações dependentes de autorização. A contabilidade legal teve que se adaptar as misturas das leis, onde antes não precisavam de livro-caixa hoje precisa de Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Razonetes, Lançamentos, Análise Vertical e Horizontal. Etc.

4 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes.

A microeconomia preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços, e de fatores de produção em mercados específicos. A economia brasileira é diretamente influenciada pelos micros. O poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido assustadoramente, a tal ponto dela representar uma fatia muito grande no mercado de negócios. E não era por ser de menos importância, pois as microempresas empregam a maioria da população que exige, de certa forma, pouca experiência e escolaridade.

Destarte desse quadro micro-macro-negocio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com