TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO CENÁRIO MACROECONÔMICO DA REGIÃO NORDESTE

Por:   •  6/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DO CENÁRIO MACROECONÔMICO DA REGIÃO NORDESTE

O Banco Central do Brasil publica trimestralmente Boletim Regional com o cenário macroeconômico das regiões brasileiras, apresentado através das fontes as variações econômicas para subsidiar os agentes na tomada de decisões. O estudo trará os dados econômicos apresentados no Boletim do primeiro trimestre de 2020, encerrado em fevereiro, em comparação aos anos de 2019 e 2018, com o enfoque na região Nordeste, através dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, dados que mostram os impactos econômicos causados pela pandemia da covid-19.

Na Bahia, estatísticas apresentaram uma elevação do PIB de 2,0%, no primeiro trimestre de 2020, até fevereiro, em comparação ao quarto trimestre de 2019 e 2018, reflexo do impulso no setor agropecuário, serviço e indústria e um dinamismo no ciclo econômico, como: aumento de emprego, elevação das operações de créditos, superávit da balança comercial e recuo da inflação de Salvador. Entretanto a partir de março, com a crise devido à pandemia, estatísticas apontaram para uma desaceleração do mercado, o comércio varejista sofreu um recuo de 1,9% pela diminuição do consumo dos agentes econômicos.

O estado do Ceará apontou uma tendência de crescimento do PIB de 0,1%, no primeiro trimestre de 2020, em fevereiro, resultado do desenvolvimento da agropecuária, serviço e indústria do último trimestre de 2019, provocando uma elevação no comércio, emprego, mercado de crédito, indústria, balança comercial e desaceleração dos preços pelo IPCA de Fortaleza. Já em março houve uma retração do ciclo econômico, em razão da pandemia, com queda na venda de cartão de débito nos setores de vestuário de (-96,8%) e hotéis (-87,6%), exceto supermercados.  

As atividades econômicas de Pernambuco no primeiro trimestre de 2020, até fevereiro, avançaram em 0,6% em comparação ao ultimo trimestre de 2019, estimulada pela expansão da indústria, ocupação de trabalho, operações de créditos, receita de ICMS e menor inflação de Recife. Em março, com a pandemia, houve uma elevação de 3,8% na demanda do setor de crédito financeiro para as pessoas jurídicas com projeção de manter ativos os fatores de produção e impulsionar o fluxo circular da renda.  

Conclui-se que os cenários econômicos dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, apresentaram um acréscimo no PIB, no primeiro trimestre de 2020, até fevereiro, em comparação aos anos de 2019 e 2018, fruto do crescimento dos setores econômicos da agropecuária, indústria e serviços. Contrário a essa expansão, no mês de março até a segunda semana de abril, as estatísticas mostraram um choque no mercado devido à recessão da economia causada pela pandemia da covid-19. 

Trabalho na área de contabilidade em escola pública de ensino técnico e o cenário causado pela pandemia afetou sensivelmente minhas atividades, pois estou exercendo as atividades por meio de tele trabalho, com 80% de produção através de uso de sistemas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com