TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE ÍNDICES DINÂMICOS: ESTUDO DE CASO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  29/2/2020  •  Artigo  •  4.543 Palavras (19 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 19

DECLARAÇÃO DE AUTORIA E CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS

Declaro para todos os fins de direito, inclusive autorais – nacionais e internacionais – que nos encontramos de pleno acordo com os termos da presente declaração naquilo que diz respeito à publicação do artigo da autoria e Coautoria abaixo escrito; que o referido artigo encontra-se livre de quaisquer outros contratos que inviabilizem ou obstem de qualquer forma a sua publicação. Declaramos, também, que conhecemos as normas de publicação desta Revista, estando de acordo com todos os seus termos, e assumindo a total responsabilidade pelos conceitos, opiniões e informações contidas no trabalho. Cuidamos ao mesmo tempo de, por meio do presente instrumento, ceder nossos direitos autorais relativamente ao artigo referido, à Revista Novo Milênio. Por ser verdade firmamos o presente.

Título do artigo: Análise Econômico-Financeira De Índices Dinâmicos:

Estudo De Caso No Setor Da Construção Civil

Autor do artigo: Keila Alves Martins. Graduada em Administração pela Faculdade Novo Milênio, 2019 1. E-mail: keilaalvesmartins17@gmail.com

Coautor do artigo: Renata Santos Moreira Frechiani. Mestre em Teoria Econômica. Professora do Curso de Administração, Ciências Contábeis e Direito da faculdade Novo Milênio. E-mail: rfrechiani@yahoo.com.br

Ano da publicação: 2019

Data: 05/11/2019

Local: Vila Velha/ ES

Assinatura do Autor do Artigo: ____________________________________________________________

Assinatura do coautor do Artigo:

____________________________________________________________

ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE ÍNDICES DINÂMICOS:

ESTUDO DE CASO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autor: Keila Alves Martins. Graduada em Administração pela Faculdade Novo Milênio, 2019 1. E-mail: keilaalvesmartins17@gmail.com

Coautor: Renata Santos Moreira Frechiani. Mestre em Teoria Econômica. Professora do Curso de Administração, Ciências Contábeis e Direito da faculdade Novo Milênio. E-mail: rfrechiani@yahoo.com.br

RESUMO

Tendo por base a economia brasileira, o setor de construção civil apresenta significativa participação, principalmente no que diz respeito à geração de empregos e renda. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a atual situação econômico-financeira de algumas empresas atuantes no setor, que possuem maior faturamento. Para tal, foram selecionados três índices dinâmicos, abordando o período de 2008 a 2017, de modo a ser possível uma comparação anual da Construção Civil em relação ao cenário econômico das empresas listadas na B3, tendo por variável de escolha o faturamento. A pesquisa foi de caráter quantitativo e qualitativo, com levantamento de dados nos bancos da Economática, de 3 empresas destaque na arrecadação de receita, que divulgam seus dados na B3 (Brasil Bolsa Balcão – Empresa de infraestrutura de mercado financeiro).

PALAVRAS-CHAVE: Construção Civil; Indicadores Econômico-financeiros.

INTRODUÇÃO

O setor de construção civil apresenta grande importância para a economia brasileira e alta participação no PIB nacional, além de gerar muitos empregos. Nesse aspecto manifesta-se a preocupação com o desempenho da área. (BORGES, 2015)

A Construção Civil passou por um processo de grande expansão, até o ano de 2012, com o apoio do governo para programas habitacionais (SEBRAE, 2017). Porém, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), nos últimos 6 anos, tendo seu declínio no  ano de 2016, as empresas que atuam no setor apresentaram queda significativa de receita, surgindo então a necessidade de se estudar os fatores que impactaram a realidade vivenciada pelas empresas deste segmento industrial tão importante para a economia. Justificando o estudo diante da recessão econômica, da queda dos financiamentos habitacionais provocada pela elevação das taxas de juros e da falta de incentivos governamentais.

Ao efetuar análise financeira de alguns índices neste setor, identificaram-se os reflexos acarretados no nível de desempenho e participação de mercado dessa esfera. (RODRIGUES, ROJO e BERTOLINE, 2011).

A identificação de alguns indicadores, tais como, a rentabilidade possibilita o diagnóstico do período em análise desse setor. (MARTINS; CARDOSO; ENSSLIN, 2016)

Diante do exposto, o presente artigo apresenta a seguinte problemática: Quais os fatores econômicos que impactaram os principais índices econômicos das 3 empresas destaque na arrecadação de receita do setor de construção civil, listadas na B3, no período 2008 a 2017?

Por conseguinte, como objetivo geral, buscou analisar a rentabilidade de 3 empresas de maior faturamento do setor de construção civil, listadas na B3, através do levantamento de dados quantitativos e qualitativos, mediante aos seguintes objetivos específicos:

(a) calcular os índices de rentabilidade;

(b) demonstrar, através desses indicadores, o retorno obtido;

(c) analisar os resultados de tais indicadores;

(d) identificar os principais fatores que impactaram esses indicadores.

Quanto a importância, este estudo justifica-se pelo fato de abordar mediante pesquisa no período de 2008 a 2017, uma análise da situação econômica e financeira em época de grande crise no mercado de construção civil. Agrega-se também a relevância deste estudo, o fato de ser um ramo de influência na economia nacional, que impacta diretamente no PIB e que é afetada pela conjuntura macroeconômica. A adoção de um sistema de planejamento bem estruturado permite se antecipar às novas tendências do mercado e as expectativas dos empresários e consumidores, reduzindo o risco de falência nas organizações que vivenciam um cenário econômico estagnado, marcado pela recessão econômica, queda dos financiamentos habitacionais provocada pela elevação das taxas de juros e da falta de incentivos governamentais. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (84.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com