TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO FINANCEIRA

Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis - EAD da UNOPAR/Virtual - Universidade Norte do Paraná Conectada, para as disciplinas terceiro semestre-2013

INTRODUÇÃO

A Contabilidade, através de seus relatórios, permite ao usuário identificar a estrutura patrimonial de qualquer empresa, por obter inúmeras informações importantes e necessárias. Neste trabalho que tem como objetivo principal, o Processo Contábil de uma Empresa Comercial, onde iremos contextualizar sobre Aplicação Financeira, Avaliação de Estoque, Princípios da Entidade e Competência e Legislação Contábil.

Serão apresentados aspectos relacionados tanto aos profissionais da contabilidade quanto aos profissionais da administração e gestores, visando demonstrar a ligação existente entre eles dentro de uma empresa comercial, pois para os administradores e os sócios são fundamentais os relatórios e demonstrações elaboradas pela contabilidade, para a tomada dedecisões.

Em fim, serão expostos conceitos e exemplos, visando uma melhor atribuição a empresa e aos profissionais de contabilidade.no patrimônio de uma empresa são registrados pela contabilidade comercial,

DESENVOLVIMENTO

A

contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, informar aos administradores e sócios a situação econômico-financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões. Esses subsídios são imprescindíveis para que o Administrador e os sócios atuem com competência na execução da atividade operacional e organizacional.

A atuação da contabilidade sobre o patrimônio das entidades possibilita respostas às necessidades informacionais dos sócios ou acionistas das organizações, respondendo-lhes perguntas como: Qual a taxa de lucratividade proporcionada ao investimento em ações ou a quotas da sociedade? Será que a empresa continuará a oferecer, no médio e longo prazo, perspectivas de rentabilidade e segurança para seu investimento? Existe alguma alternativa mais adequada para seu investimento?

Para os administradores, o interesse nos dados contábeis atinge um grau de profundidade e análise, bem como de freqüência, muito maior do que para os demais usuários. De fato, são eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada organização a que pertencem.

O gestor que sabe usar a informação contábil e que conhece suas limitações tem em seu poder um poderoso instrumento de trabalho que lhe permite tomar decisões visando o futuro com maior segurança, bem como conhecendo a situação atual

e o grau de acerto e impropriedade de suas decisões anteriores.

Um dos

objetivos da contabilidade é fornecer informações sobre as mutações que ocorrem no patrimônio das empresas. Muitos, no entanto, consideram e até confundem a Ciência Contábil com mero instrumento de informação. Todas as áreas do conhecimento geram informações.

A contabilidade, além de gerar informações, permite explicar modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar, e também prever e projetar exercícios seguintes, entre tantas outras informações.

Na contabilidade comercial, se fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver que, em seguida, resume os dados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.

Empresa Comercial é aquela que pratica compra e venda de produtos ou serviços, através do ato de comércio (troca), tendo como objetivo o lucro.

As empresas comerciais também são envolvidas por operações financeiras, pois quando necessitam de capital de giro, recorrem aos instrumentos ofertados pelo mercado financeiro e,

quando há sobras de caixa, também buscam oportunidades de investimento para seus recursos. Nas aplicações financeiras, os juros são

calculados mensalmente ou anualmente.

A

projeção de recebimento e pagamentos da empresa é um instrumento importante para o bom gerenciamento. Para fazer essa projeção, é necessário conhecer muito bem o comportamento das entradas e saídas de caixa no passado. A DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa é o relatório contábil que pode mostrar o que aconteceu com o caixa da empresa no passado, dando base para a construção de uma projeção para a próxima semana, mês, trimestre, ano etc.

Por meio do planejamento financeiro o gestor saberá, com antecedência, o momento em que haverá falta de recurso e o momento em que haverá excesso de recursos, podendo planejar suas ações, ora solicitando empréstimo para cobrir a falta de recursos momentâneos, ora programando aplicações temporárias dos excessos de recursos das operações da empresa.

As operações financeiras realizadas pelas empresas têm como objetivo, gerar recursos financeiros (dinheiro). São diversas as modalidades das operações financeiras, destacando-se: Aplicações Financeiras, Empréstimos Bancários, Operações com Duplicata e Factoring.

1 – APLICAÇÃO FINANCEIRA

1.1–Aplicações de Liquidez Imediata – Essas aplicações correspondem, geralmente, a compras de títulos do governo, como, por exemplo, letras e bônus.

Tais títulos têm liquidez imediata porque a empresa pode resgatar o valor aplicado mais os rendimentos no dia em que desejam.

Os rendimentos correspondem à inflação ocorrida no período em que o dinheiro permaneceu aplicado, sendo geralmente baseado na

variação dos títulos do governo.

1.2– Aplicações

com Rendimentos Prefixados – Neste tipo de aplicação, a empresa fica sabendo, no dia da aplicação, o valor dos seus rendimentos, que correspondem à correção monetária prefixada mais juros.

1.3– Aplicações com Rendimentos Pós-Fixados – Neste tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com