TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIENCIAS POLITICAS

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.079 Palavras (21 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 21

UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CURSO -                                              

PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE

NOME:                                TURMA:                  PROVA 1

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

PODE-SE PESQUISAR O SEU PRÓPRIO RESUMO

PROCURE RESPONDER AS QUESTÕES EM FOLHAS AVULSAS – NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME E O NÚMERO DAS QUESTÕES

1. A partir do desenho abaixo e da explicação em sala de aula, procure explicitar os principais argumentos da teoria de Karl Marx expostas na obra O Manifesto Comunsita (luta de classe, relações de produção, alienação, mais-valia). (ANEXO)

[pic 1]

2. Apresente um conceito básico de Nação e Estado. (ANEXO)

3. É possível existir Nação sem Estado? Justifique (ANEXO)

4. O renascimento é caracterizado pela retomada dos valores da cultura grega

5. Marque a alternativa correta:

(  ) No renascimento as explicações do mundo passaram a ser teocêntricas.

(x) No renascimento as explicações do mundo passaram a ser antropocêntricas.

(  ) No renascimento as explicações do mundo passaram a ser geocêntricas.

(  ) Os filósofos deixaram de tentar explicar o mundo.

(  ) a polis é o centro do poder.

6. De acordo com seu conhecimento assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

(f ) Comunismo e socialismo são sinônimos.

(f) Numa sociedade comunista o Estado é forte e intervencionista.

(v) A fase anterior ao comunismo é o socialismo, segundo a teoria marxista.

(f) Karl Marx e Engels são grandes pensadores absolutistas.

7. A modernidade caracterizou-se pelo (a):

1.Antropocentrismo;

2.Teocentrismo;

3.Racionalismo;

4.Misticismo;

5.Cientificismo;

(  ) As características 1, 3 e 4 estão corretas;

(x) Todas as características estão incorretas exceto a 1, 3 e 5;

(  ) As características 3, 5 e 4 estão corretas ;

(  ) Todas as respostas estão corretas;

(  ) As respostas 2, 4 e 5 estão corretas.

8. A obra “O Príncipe” de Maquiavel (1513) tornou-se uma obra referencial para a Ciência Política devido

(  ) às idéias religiosas contidas em suas páginas beneficiando a Igreja;

(  ) a radicalidade em que criticou os Reis da época;

(  ) a simpatia que tinha para com os liberais;

(x) ao rompimento a tudo que significava tradição (teologia, moral, ética);

(  ) a perseguição aos exércitos mercenários.

9. Marque a sentença com V quando ela for verdadeira e F quando ela for falsa.

a) No contexto do Primeiro Império Babilônico, Hamurabi elaborou um código de leis, assentado nas antigas tradições sumerianas  o Código de Hamurabi  que estabelecia a Lei de Talião, preconizando punições idênticas ao delito cometido. O Código abarcava praticamente todos os aspectos daquela sociedade. Resposta (v)

b) A Idade Média presenciou o desenvolvimento das Cruzadas que interrompeu o comércio entre o Oriente e o Ocidente. Resposta (v)

c) Lançando algumas das principais bases da civilização ocidental, os gregos produziram uma cultura antropocêntrica e racionalista, que teve na Filosofia uma de suas expressões mais eloqüentes. Resposta (v)

10. As primeiras civilizações surgiram na Mesopotâmia (país entre rios) em torno dos rios:

a) Eufrates

b) Nilo

c) Tigre

11. Explique a formação e o desenvolvimento do Estado brasileiro e a relação com os constantes vícios da cultura política brasileira. (ANEXO)

12. Disserte sobre a origem e a evolução da democracia na história ocidental, bem como discuta a democracia no contexto atual latino-americano e do Brasil. (Anexo)

13. Explique as três formas de poder na modernidade segundo o entendimento do teórico Norberto Bobbio. (Anexo)

14. De forma simples e objetiva responda o significado dos seguintes conceitos:

  1. maiêutica: Método usado por Sócrates, significa dar a luz, no caso às idéias.

  1. democracia: Do grego demos, povo e kratos, poder. Significa poder que emana do povo. Em sua forma atual a democracia se tornou representativa, ou seja, o povo, por meio do sufrágio, delega poderes aos seus representantes.
  1. filosofia: Do grego Filos, que significa amor, amizade e Sophia, sabedoria; amor a sabedoria.  
  1. pré-socráticos: Filósofos anteriores a Sócrates, ex: Tales de Mileto.
  1. sofistas: Chama-se sofistas um conjunto de pensadores gregos do século V a. C. Estes se denominavam sábios itinerantes, que cobravam por seus ensinamentos, ex: Górgias, Protágoras.
  1. mundo da caverna de Platão: Na verdade é uma alegoria, ou seja, uma representação figurativa. Para Platão, na caverna não entra as luzes do sol (que significa a sabedoria), por isso, aqueles que estão no mundo da caverna, não conhecem a verdade e, conseqüentemente, não atingirão a sabedoria;  
  1. o zoon politikon de Aristóteles: Segundo Arisrtóteles o Homem é um ser da pólis, ou seja, um animal que só pode viver em sociedade, por isso animal político. Para Aristóteles quem é impedido de estar com os outros homens é um deus ou um bruto.
  1. teocracia: De Teo, Deus e Kratos, poder: poder de deus. É uma forma de governo onde quem governa está, supostamente, governando sob poderes emanados de deus.
  1. geocentrismo: Significa que a terra é o centro do universo. Teoria defendida por Ptolomeu e Aristóteles. Está teoria teve respaldo até a crítica de Copérnico e sua teoria heliocêntrica. 
  1. antropocentrismo: Significa que o Homem deve permanecer no centro do entendimento, isto é, tudo deve ser avaliado com relação ao Homem. Isto significa o Homem ser o centro do universo.  
  1. heliocentrismo: Significa que o sol é o centro do sistema solar. Esta teoria foi proposta pela primeira vez pelo grego Aristarco de Samos, mas só com Copérnico e mais tarde com Galileu é que foi sustentada e teve respaldo.
  1. idade média: Idade média ou medieval significa uma esquematização histórica em quatro eras: História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Esta esquematização é relacionada, geralmente, a eventos políticos. A história medieval vai da desintegração do Império Romano no Ocidente (476 d. C) até a queda de Constantinopla no século XV (1453 d. C). mas há muitos outros eventos que marcam o fim deste período, como as navegações de Vasco da Gama, a Reforma Protestante, etc...
  1. mitologia grega: Compreende um conjunto de crenças sobre mitos, lendas e deuses da Grécia Antiga, são transmitidos as gerações através da oralidade. Esses mitos, muitas vezes, funcionavam como explicações para eventos naturais, cuja explicação não era evidente.
  1. arte gótica: Arte do período medieval, muitas vezes em estreita “comunhão” com a religião.
  1. inquisição:Do latim Inquisitio, inquirir. Era o procedimento usado pela Igreja Católica Romana para verificar a fé do réu. Foi criado em 1183. Dessa forma o réu tinha o direito de se defender. Mas, muitas vezes o Tribunal do Santo Ofício, como era conhecido, usava a tortura para arrancar do réu as confissões. A Inquisição Espanhola foi considerada a mais cruel entre os países católicos. Muitos indivíduos foram queimados vivos na estaca por não serem católicos.
  1. cláusula de barreira: Segundo o artigo 13 da lei dos partidos políticos, são exigidos no mínimo 5% do total de votos para a Câmara dos Deputados, para que o partido tenha funcionamento parlamentar. O mesmo nome se aplica à exigência de um mínimo de votos para que o partido mantenha a existência.
  1. verticalização partidária: A verticalização surgiu em 1998, os partidos ficam obrigados a reproduzir as mesmas alianças em nível estadual das que fizeram em nível federal.
  1. votos válidos: São todos os votos efetivados pelos eleitores, menos os votos brancos e nulos.

15. Apresente um apanhado geral da evolução política do presidente Lula até a vitória nas eleições 2002. Da mesma forma avalie o desempenho do seu governo (2003-2006).


Resposta questão 1.         A obra O Manifesto Comunista, escrita, em 1848, pelos teóricos do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, não pode ser considerada uma obra científica, mas sim um panfleto destinado a um público mais vasto.  Esta obra contém a célebre frase de Marx: “proletários de todo o mundo uni-vos!”.  Por isso é muito difícil compreender a teoria de Marx apenas lendo o Manifesto. Dessa forma, farei algumas colocações e citações que melhor esclareçam a teoria marxiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (402.8 Kb)   docx (171.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com