TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA DE SUPERVISÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho acadêmico: ATIVIDADE PRÁTICA DE SUPERVISÃO DA GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO IACS

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE GESTÃO DE PESSOAS

TAQUARA/RS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Atividade Prática Supervisionada apresentada como requisito para avaliação da disciplina: Gestão de Pessoas do 3° semestre do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor local Diovana Guerra Simões e do professor (a) EAD Mônica Satolani.

TAQUARA/RS

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS 5

3. RELATÓRIO SOBRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE PAROBÉ 7

4. PLANO DE AÇÃO 11

5. CONLUSÃO 13

6. REFERÊNCIAS 14

1. INTRODUÇÃO

Na busca pelo aprendizado e experiência, o curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhanguera trouxe novamente aos alunos uma atividade prática para ser desenvolvida em uma empresa. A empresa escolhida pelo grupo foi a Prefeitura Municipal de Parobé, e um dos motivos pela escolha é de que uma das integrantes do grupo trabalha como estagiária do setor de RH da Prefeitura, sendo assim o acesso mais prático e fácil às informações necessárias para a elaboração deste.

A integrante do grupo, responsável por aplicar o questionário à servidora Cristiane do setor de RH, conseguiu com a colaboração e auxílio da servidora, providenciar todas as explicações sobre os processos seletivos, concursos, cargos em comissão e editais que a Prefeitura juntamente com o setor de RH organiza.

Esta Atividade Prática Supervisionada, também conhecida como ATPS de Gestão de Pessoas, está organizada inicialmente com um paralelo entre os modelos de gestão da década de 30 com os modelos de gestão atuais, logo no próximo capítulo encontra-se o relatório explicativo sobre o método de gestão da Prefeitura Municipal de Parobé explicando principalmente sobre os processos de recrutamento e seleção. Para finalizar a atividade, com base nos dados coletados, o grupo fez uma análise e desenvolveu um plano de ação com estratégias que os gestores da empresa possam utilizar no seu dia-a-dia com os seus respectivos colaboradores.

2. PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS (Etapa 1)

O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, retrata a vida urbana nos Estados Unidos da década de 30. Na realidade, o filme faz uma sátira ao modelo de gestão organizacional utilizado pelos administradores naquela época, que não se preocupavam com direitos e saúde do trabalhador.

No filme, Charles Chaplin faz o papel de um funcionário que trabalha arduamente, efetuando repetidamente os mesmos movimentos em uma velocidade muito rápida e ininterrupta. Em virtude de repetir tantas vezes os mesmos movimentos e não ter tempo nem de ir ao banheiro, Charles acabou tendo problemas de stress, chegou a perder a razão de tal forma que pensava que deveria apertar tudo o que se parecia com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo.

Naquela época, o setor de RH era visto com olhos de horror pelos funcionários das empresas, pois este fazia com que os funcionários se sentissem pressionados física e psicologicamente. Diferentemente do que se vê hoje nas organizações, pois os empregadores e administradores de Recursos Humanos querem atrair funcionários por meio dos benefícios e planos de carreira que podem ser oferecidos pela empresa.

O paralelo entre o filme e a realidade moderna que se vive hoje é extremamente brusco, pois hoje o setor de Recursos Humanos busca profissionais capacitados para treinar e orientar os funcionários da empresa. Já no filme, é marcante a imagem da despreocupação da empresa para com os seus funcionários. Hoje o setor de RH recruta, seleciona, apresenta a empresa para os candidatos, explica sobre plano de carreira, providencia a documentação necessária para a admissão, elabora palestras, capacita os funcionários com treinamentos, trabalha o reconhecimento individual e em equipe, entre outras tantas funções para a melhoria do ambiente de trabalho e desenvolvimento de competências nas organizações.

Algo bastante marcante daquela época, que ainda marca a realidade moderna das empresas, é o sistema focado somente na produção. Na década de 30 onde o filme é relatado, a empresa preocupa-se somente com a produção, atualmente embora o foco ainda seja a produtividade, desenvolveu-se um sistema de produção mais humanizado, criando formas de trabalhar que facilitam a vida do colaborador.

Com certeza hoje, muitas empresas ainda não possuem um setor de RH capacitado para atender os seus colaboradores da forma mais adequada, pode ser em virtude de ser uma empresa iniciante, ou talvez por não possuir condições financeiras para manter analistas de RH capacitados de alto padrão, mas indiferente disso, na realidade do século XXI os funcionários estão amparados por leis trabalhistas e possuem um ambiente de trabalho e condições cem por cento melhores que os funcionários da década de 30.

3. RELATÓRIO SOBRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE PAROBÉ (Etapa 2)

Este relatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com