TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  28/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.087 Palavras (17 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS –

GESTÃO DE PESSOAS

Piacatu/2014

Alunos :

Analita Fernanda Manhani RA:

Gabriel Clemente de Melo RA :412128

Luís Rafael  Fernandes Lopes RA:412159

Rosinéia Rosani do Nascimento RA: 431392

Sérgio Luiz Casagrande  RA :412210

Tutores :

Tutor Presencial : Fábio Marcelo Trindade

Tutor á Distância : Mônica Satolani

                                       Piacatu/2014

INTRODUÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera EAD, com objetivo de produzir um Plano de Ação, como requisito para obtenção de conhecimento e atribuição da ATPS – Atividade Prática Supervisionada em GESTÃO DE PESSOAS.

ETAPA 1

Passo 1

Gestão de Pessoas e Mudanças Organizacionais

Diferentes autores tem opiniões e conceitos diferentes sobre tal questão. Mas na verdade nada mais é do que o alcance de resultados, é a busca de talentos, é permitir  treinamentos e motivação é desenvolver um bom ambiente de trabalho e mantê – lo. Objetivar promover um ambiente capaz de fazer aflorar através de crescimento e atributos das pessoas com suas competências relacionadas ao poder de reflexão, e de certezas habilitando o profissional para a gestão que converge para o atendimento dos objetivos estratégicos.

Os processos de Gestão de Pessoas dividem se em seis partes são essas :

- processos de agregar pessoas ou seja recrutamento e seleção

- processos de aplicar pessoas que são avaliações de desempenho e desenhos de cargos

- processos de recompensar pessoas nesse entra os beneficios, serviços e remunerações

-  processos de desenvolver pessoas, mudanças, treinamentos e comunicação, também a relação com o sindicato e a qualidade de vida

- processo de monitorar pessoas, sistema de informações gerenciais e banco de dados.

As mudanças organizacionais existem em toda a parte na medicina, na tecnologia, na ciência, e no ambiente de trabalho não seria diferente;  a competitividade no mercado faz com que as empresas mudem constantemente, ou seja necessitam da adaptação de seus colaboradores no geral.  

Com isso acontecem novas abordagens  e também novas soluções, fazendo com que saia do equilibrio e vá pra um estado de tensão, isso pode ocorrer estresse entre os gestores que encontram desafios e acabam não se sentindo estimulados com essa mudança.

As mudanças estão ficando cada vez mais rápidas, com impactos diretos no colaborador isso traz efeitos negativos e positivos podem gerar instabilidade ou seja rejeições, com isso nasce um ciclo vicioso, nos dias atuais os problemas geram soluções, com isso novas mudanças

E novas soluções, e assim por diante. Mas  é cada fez mais comum a empresa apresentar soluções para melhoria do ambiente de trabalho do funcionario como uma forma de  atingir metas e manter a satisfação interna de seu colaborador isso sempre da melhor maneira poossivel.

Passo 2/3

Tempos Modernos  X  A Moderna Gestão de Pessoas.

O filme Tempos Modernos o último filme mudo de Chaplin que faz o papel de um operário Carlitos, que procura e consegue emprego  como segurança em uma loja, maslogo é demitido porque não consegue evitar um assalto e dorme no serviço. Em seguida ele arranja emprego em uma fábrica apertando parafusos uma tarefa repetitiva, que faz com que ele desenvolva problema de estresse, ele perda a razão achando que tudo o que se parece com parafuso deve ser apertado. O filme focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, após a crise de 1929, quando houve uma grande quantidade de desemprego e fome.

O filme mostra como era a vida na sociedade industrial  que era caracterizada pela produção com base nas linhas de montagem  e especialização do trabalho, é uma critica a “modernidade” e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias revolucionárias.

Na sua segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida das camadas mais abastadas e a vida dos probres, sem representar as diferenças de perspectiva  entre esses dois grupos, fala também de como o proletariadoé explorado pela sociedade capitalista, alimentando conforto e diversão para a burguesia, como na cena em que Carlitos e a menina orfã  conversam no jardim da casa ou na cena em  que ele e sua namoradaestão em uma loja de departamentos ilustra bem isso.

O filme termina com a orfã trabalhando em um café e arruma emprego também para Carlitos como garçom e cantor eles são um sucesso principalmente quando Carlitos arranca aplausos da platéia com a improvisação de uma música. Mas uma vez a policia aparece com uma caderneta com alguns dados da moça e uma ordem de prisão para levar a moça para um orfanato, novamente eles fogem e terão que começar tudo novamente.

Inicialmente esse filme chegou a dar prejuizo mas tornou se um clássico na história do cinema, foi proibido na Alemanha de Hitler e na Itália de Mussolini por ser considerado “socialista”. Nesse aspecto Chaplin foi boicotado também em seu próprio pais na época do “marcatismo”.(marcatismo movimento de 1951 que tinha a finalidade de perseguir as pessoas que eram a favor do comunismo, e também as pessoas que realizam atividades antinorte americanas)

Tempos Modernos é um dos filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin considerado um marco na história do cinema.

Relacionando as cenas do filme , com atual situação podemos afirmar que mesmos com tantas tecnologias empregadas atualmente, a condição sócio-econômica do homem continua isolada em segundo plano com isso constatamos que o filme coloca acima a implantação do sistema  de esteiras moveis nas fábricas isso tinha como finalidade aumentar a produção das indústrias. Só que essa ‘novidade’ naépoca só trouxe beneficios para os patrões, os donos de fábricas pois o processo era mais rápido, enquantos os operários eram cada vez mais explorados eram obrigados  a produzir cada vez mais, não tinham seus direitos respeitados com isso ficavam neuróticos por decorrência das condições de trabalho pela humilhação  salarial estabelecida pelos empresários. Com isso começaram a surgir os movimentos grevistas que buscavam melhorias nas condições de trabalho e salariais; esses movimentos foram bloqueados pelos patrões que acionavam os policiais para que repremissem o mesmo garantindo que as atividades voltassem ao normal. Hoje em dia com essas e outras situações adversas o operariado sonha em ter sua casa própia, constituir familia e ter uma vida social plena, em algumas  vezes esse sonho não se torna realidade porque as condições sócioeconomicas imposta ao trabalhador  não permite que o mesmo alcance suas necessidades, de caráter social, habitacional, financeiro entre outros; alguns trabalhadores nos dias atuais ainda vivenciam  e são vitimas de empresários gananciosos que predominam na atividade privada com o capitalismo selvagem prevalecendo os dados financeiros, estastisticos e numéricos satisfazendo interesses que predominam o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com